SóProvas


ID
5525314
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O sistema de produção just in time ganhou popularidade por ter sido utilizado de forma bem-sucedida pela empresa Japonesa Toyota, a partir da década de 60. Devido ao seu sucesso, esse sistema foi posteriormente replicado por diversas outras organizações ao redor do mundo.
Esse sistema tem como característica a ideia de que

Alternativas
Comentários
  • just in time é responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda. Ou seja, tudo ocorre no seu devido tempo, nem antes, nem depois. Essa metodologia evita o estoque parado e o desperdício de matéria-prima.

    O método  é um sistema que utiliza cartões de cores diferentes ou tamanhos diferentes para designar e especificar tarefas. Dessa forma, se aprimora a administração a partir de cartões de sinalização para controle de fluxos. Assim, se sabe quais tarefas precisam ser feitas, estão sendo feitas e as que foram concluídas. Ele normalmente é utilizado em empresas de produção para indicar o funcionamento dos fluxos de trabalho.

    O Kanban é um sistema que visa:

    • Aumentar a eficiência da produção.
    • Otimizar seus sistemas de movimentação.
    • Otimizar sistema de produção.
    • Melhoria contínua de realizações de tarefas.
    • Auxiliar na conclusão de demandas.

    Também conhecido como método de gestão visual, o Kanban faz parte de uma das técnicas desenvolvidas pelos japoneses da Toyota dentro do modo de produção . Ou seja, o Kanban não é o JIT, mas sim, parte dele.

    O  está baseado em referências visuais que são atreladas aos produtos, lugares comuns, murais da linha de produção ou até mesmo em computadores que utilizam uma espécie de método Kanban eletrônico para funcionar.

  • Entenda: ter estoques é algo caro! As empresas não querem ter estoques parados. Daí surge, no Japão, o Just in time. E revoluciona a área produtiva.

    O JIT (just in time) caracteriza-se como um sistema de “puxar” a produção ao longo do processo, de acordo com a demanda. Se tem demanda por carro, vamos produzir as peças. Não tem demanda por carro? Então não vamos produzir, muito menos estocar.

    Resumidamente, um sistema de “puxar” estoques significa que qualquer movimento de produção somente é liberado na medida da necessidade do usuário, ou seja, os centros de trabalho não estão autorizados a produzir e “empurrar” os lotes apenas para manter ocupados operários e equipamentos.

  • Just in Time: Sitstema de Produção PUXADA.

    Just In Case: Sistema de Produção EMPURRADA.

  • GAB A

    JUST IN TIME X JUST IN CASE

    Enquanto uma foca em ter o estoque o mais reduzido possível, a outra é o oposto e segue a regra do “quanto mais, melhor”. A expressão “menos é mais” Esse é o lema do método JUST IN TIME (JIT). A ordem aqui é ter um estoque com nível baixo de mercadorias. Para isso, produtos ou peças só são produzidas ou adquiridas conforme a demanda, ou seja, em tempo hábil de serem processados e atender o consumidor. De acordo com a filosofia de produção Just in time, a produção tem início somente após o pedido do cliente, não havendo necessidade de manutenção de estoque disponível de mercadorias para venda. Com referência ao modelo just-in-time de administração de materiais sua meta é trabalhar com estoque zero.

    O método JUST IN CASE (JIC). A estratégia aqui é manter o nível de estoque alto e evitar um backorder, ou seja, quando um cliente tem uma demanda que a empresa não consegue dar conta.

    1. JIT – Just in Time – quando for necessário, estará pronto.
    2. JIC – Just in Case – caso seja necessário, estará pronto.

    Características do JUST IN TIME

    1. Redução de desperdícios;
    2. Estoque de produtos finais ou acabados nulos;
    3. Aquisição/entrega/produção de materiais apenas quando necessários;
    4. Necessidade de maior agilidade no ressuprimento (tempo de ressuprimento mínimo);
    5. Ciclos curtos e ágeis de produção.

    FONTE: MEUS RESUMOS

  • GAB: A

    CARACTERÍSTICAS DO JUST IN TIME (PRODUÇÃO ENXUTA):

    • Redução de desperdícios
    • Estoque de produtos finais ou acabados nulo
    • Aquisição/entrega/produção de materiais apenas quando necessários (sistema de produção puxada)
    • Necessidade de maior agilidade no ressuprimento (tempo de ressuprimento mínimo)
    • Ciclos curtos e ágeis de produção

    Fonte: anotações + PDF da ENAP