SóProvas


ID
5525380
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O diagnóstico organizacional é a etapa do planejamento estratégico em que o administrador busca entender a situação geral da organização e seu contexto de atuação, analisando os ambientes interno e externo.
Em relação a esse diagnóstico, ele é realizado por meio da(o) 

Alternativas
Comentários
  • matriz BCG é um método utilizado para analisar o desempenho dos produtos e serviços ofertados por uma empresa, tendo como foco a formo como eles são aceitos pelo seu consumidor.

  • Gab. C

    a- A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto.

    b- O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.

    d- o planejamento orçamentário é realizado sem levar em conta a média de despesas dos últimos anos da empresa – base histórica. É realizado um orçamento individual de cada centro de custo como se fosse a primeira vez.

    e- Benchmarking consiste no processo de busca das melhores práticas de gestão da entidade numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior.

  • GAB C

    MATRIZ SWOT faz parte do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e é utilizada na fase de Diagnóstico Institucional, visando identificar pontos fortes e fracos (análise interna) da organização, assim como oportunidades e ameaças (análise externa). Grande parte da literatura a define como uma etapa posterior a definição da Missão e Visão e anterior à definição dos Objetivos a serem alcançados.

    Análise de cenários, que pode ser interno ou externo: MATRIZ SWOT/ FOFA. Determina quais são as forças e as fraquezas, assim como as oportunidades e as ameaças à organização, sendo:

    ANÁLISE INTERNA

    • FORÇAS: são competências, ou seja, características positivas da organização.
    • FRAQUEZAS: são deficiências, ou seja, características negativas da organização.

    ANÁLISE EXTERNA

    • OPORTUNIDADES: são condições favoráveis que podem ser usadas para que a organização alavanque o seu desempenho.
    • AMEAÇAS: são dificuldades que podem dificultar o desempenho da organização.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • GABARITO - C

    Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

  • A) Matriz BCG: é uma metodologia desenvolvida para analisar os produtos ou serviços de uma empresa com o objetivo de identificar qual a função dos produtos da carteira da companhia e também para embasar decisões sobre os produtos – se eles continuarão na carteira ou não.

    B) Diagrama de Ishikawa: O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.

    C) Análise SWOT: FORÇAS E AMEAÇAS [ GABARITO].

    D) Modelo Base Zero: (OBZ) é uma das ferramentas mais eficazes para definir novos rumos a partir da readequação dos custos de uma empresa. Como o nome já sugere, trata-se de “zerar” as contas, a partir de uma revisão dos custos atuais para se chegar a um budget que seja viável.

    E) Benchmarking: é uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu. Significa 'referência', e é uma ferramenta de gestão que objetiva aprimorar processos, produtos e serviços, gerando mais lucro e produtividade.

    Cuidado: o Benchmarking não é utilizado apenas entre empresas do mesmo segmento , podendo ser dos tipos:

    Benchmarking interno: Análise e comparação dos processos e atividades de órgãos ou filiais diferentes.

    Benchmarking competitivo: Análise e comparação do desempenho de empresas que atuam no mesmo segmento, sejam concorrentes diretas ou não.

    Benchmarking genérico: Análise e comparação de processos de qualquer organização independentemente de ser do mesmo ramo ou não, de ser concorrente ou não.

  • A SWOT (FOFA), conhecida também pelo nome Análise FOFA ou FFOA no Brasil, é uma ferramenta que permite realizar análises de cenário ou de ambiente, seja ele interno ou externo.

    É um excelente complemento para o planejamento estratégico que foi criado entre as décadas de 1960 e 1970, por Albert Humphrey, professor da universidade de Stanford. A ferramenta começou a ganhar notoriedade mundial quando passou a ser citada por autores como Michael Porter e pelos materiais do Grupo BCG.

    Gab: C

  • analisando os ambientes interno e externo.

    Gab.: C