-
Just In Time = Sistema de produção puxada
Just In Case = Sistema de produção empurrada
Gab. A
-
✅Letra A.
Sobre o Just in time:
-Defende a minimização dos níveis estocados como forma de redução de desperdício.
-O que é necessário, quando necessário e na quantidade necessária.
-Adota o sistema de PRODUÇÃO PUXADA.
-Agilidade no tempo de ressuprimento.
JUst in time = PUxa a produção.
Justi in casE= Empurra a produção
✿✍
-
A filosofia Just In Time, ou JIT, consiste num sistema em que os fornecedores enviam os materiais à medida que eles são necessários no processo de produção (requeridos pela manufatura). Isso ocorre com o intuito de eliminar tudo o que não agrega valor ao produto/serviço, utilizando inventários baixos inventários que vão desde o fornecedor até o produto acabado.
Para Martins e Alt (2009), "para isso, pode-se trabalhar com entregas parceladas e diretas à linha de produção; linhas e células balanceadas e sem gargalos, inspeção e embalagem nas próprias linhas; e, sempre que possível, envio direto ao cliente, sem passar por um estoque final. Contempla a redução do inventário, melhorias contínua da qualidade, redução de custo do produto e agilização do prazo de entrega."
Segundo Dias (2018), a filosofia Just In Time é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias. No Just In time, o foco se concentra na demanda efetiva, e esta puxa a produção. Assim, podemos entender o JIT como um sistema de produção puxada. A depender do ritmo da produção, os estoques podem ser repostos com maior ou menor agilidade, visando cobrir a demanda do momento.
GABARITO: A
Fontes:
DIAS. Marco Aurélio. P. Administração de Materiais, princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
-
GAB A
DIFERENÇAS ENTRE:
JUST IN TIME X JUST IN CASE - Enquanto uma foca em ter o estoque o mais reduzido possível, a outra é o oposto e segue a regra do “quanto mais, melhor”. A expressão “menos é mais” Esse é o lema do método JUST IN TIME (JIT). A ordem aqui é ter um estoque com nível baixo de mercadorias. Para isso, produtos ou peças só são produzidas ou adquiridas conforme a demanda, ou seja, em tempo hábil de serem processados e atender o consumidor. De acordo com a filosofia de produção Just in time, a produção tem início somente após o pedido do cliente, não havendo necessidade de manutenção de estoque disponível de mercadorias para venda. Com referência ao modelo just-in-time de administração de materiais sua meta é trabalhar com estoque zero. O método JUST IN CASE (JIC). A estratégia aqui é manter o nível de estoque alto e evitar um backorder, ou seja, quando um cliente tem uma demanda que a empresa não consegue dar conta.
- JIT – Just in Time – quando for necessário, estará pronto.
- JIC – Just in Case – caso seja necessário, estará pronto.
Características do JUST IN TIME
- Redução de desperdícios;
- Estoque de produtos finais ou acabados nulos;
- Aquisição/entrega/produção de materiais apenas quando necessários;
- Necessidade de maior agilidade no ressuprimento (tempo de ressuprimento mínimo);
- Ciclos curtos e ágeis de produção.
FONTE: MEUS RESUMOS
-
GAB: A
JUST IN TIME
Ao contrário da abordagem tradicional dos sistemas de produção, que “empurram” os estoques, o JIT caracteriza-se como um sistema de “puxar” a produção ao longo do processo, de acordo com a demanda.
A PRODUÇÃO SÓ É LIBERADA QUANDO O CLIENTE SINALIZA A NECESSIDADE !
Fonte: Dias, Marco Aurélio - Administração de materiais : uma abordagem logística / Marco Aurélio R Dias. ~ 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2010.
-
Gab: Letra A
Consegui gravar assim:
- Produção EMpurrada: curto prazo, independe de demanda, a iniciativa é da EMpresa.
- A empresa te empurra o produto.
- Produção Puxada: nível reduzido de estoque, depende da demanda, a iniciativa é do cliente.
- O cliente puxa o produto da empresa.
-------
OBS: Vendo meu resumo de ARM. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra.