SóProvas


ID
5525695
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A tabela a seguir é utilizada na avaliação de risco ocupacional associado à exposição do trabalhador a vibrações. Nela, relaciona-se a aceleração resultante de exposição normalizada (aren) à consideração técnica.

Aceleração (aren) (m/s2)                   Consideração técnica
              0,0 – 0,5                                             Aceitável
              0,5 a 0,9                                 Acima do nível de ação
              0,9 a 1,1                                    Região de incerteza
                 >1,1                                 Acima do limite de exposição

Sabendo que a aceleração resultante de exposição medida em um trabalhador, cuja jornada de trabalho é de 6 horas, foi de 0,8 m/s2, a consideração técnica relacionada a essa situação e a medida a ser tomada são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Jornada de 8h-Joanado padrão. Jornada: 6h e aven- ore Exposição: 0,8 miss aron- ae, projeção do Dose:= are * raiz r T/to =0,8* raiz de 360/480 = 0,8-¨0,75 -6QU E Acima do limite -medida preventiva
  • 9.3.6.1 Para os fins desta NR, considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico.

    Questão trata do nível de ação e a medida correta seria a informação aos trabalhadores. LETRA B.

  • Prezados,

    As opções apresentam grande subjetividade:

    Conforme o previsto no Quadro 1 da NHO 09 para "acima do nível de ação", a resposta que considero mais adequada é a letra "c": "acima do nível de ação e modificação do processo ou operação de trabalho", pois apresenta adoção de medidas preventivas. A informação ao trabalhador, em minha opinião, não configura medida preventiva, diferentemente de modificação no processo ou na operação de trabalho.