-
Alternativa D também está correta, pois MANTÉM é uma oxítona
-
Bom lembrar!!!
PATRIMÔNIO - PA - TRI - MÔ - NIO (PAROXÍTONA ACENTUADA DEVIDO À ÚLTIMA SÍLABA TERMINAR EM DITONGO ORAL CRESCENTE)
Mas, poderia sim ser acentuada devido à regra das proparoxítonas
PA - TRI - MÔ - NI - O (PROPAROXÍTONA APARENTE OU EVENTUAL)
Creio que dava pra entrar com recurso.........
-
Só a titulo de aprendizado: O enunciado pede a alternativa que NAO está de acordo com as regras de acentuação; quanto a paroxítona terminada em ditongo crescente, essa e a primeira regra que prevalece! A proparoxítona eventual, e só se a Banca sinalizar que quer exatamente essa resposta.
-
Agora temos que ser adivinhos
-
A questão exige conhecimento acerca da tonicidade das palavras do português (proparoxítona, paroxítona e oxítona). Sabendo disso, é pedido ao candidato que este analise as palavras destacadas e identifique as que não estão classificadas corretamente em relação à tonicidade.
Para classificar as palavras quanto à tonicidade, a palavra deve ser formada por duas sílabas ou mais. E, caso a palavra seja constituída a partir de quatro sílabas, é sempre uma das três ultimas sílabas da palavra que é a mais forte. Mais forte, no sentido de que as palavras são compostas por sílabas átonas (sílabas cujo som é menos proeminente, ou seja, mais fraco) e por uma sílaba tônica (a dita mais forte).
Pro/par/oxítona
Uma palavra será classificada como proparoxítona quando a sílaba tônica (sílaba mais forte) recair na antepenúltima sílaba, como árvore, pássaro, lâmpada, paralelepípedo etc.
Observação: Pelo fato de a nossa língua possuir poucas palavras proparoxítonas, todas são acentuadas graficamente.
Uma palavra será classificada como paroxítona quando a sílaba tônica recair na penúltima sílaba, como cadeira, chuva, tórax, memória etc.
Uma palavra será classificada como oxítona quando a sílaba tônica recair na última sílaba da palavra, como café, Irajá, Itaipu etc.
Desse modo, analisemos cada alternativa:
A – Alternativa incorreta. I-ta-pe-ce-ri-ca-no. A penúltima sílaba da palavra possui o som mais proeminente, o que justifica a palavra ser classificada como paroxítona;
B – Alternativa correta. A palavra “patrimônio” (pa-tri-mô-nio) é paroxítona e não proparoxítona, pois o acento tônico recair na penúltima sílaba e não na antepenúltima sílaba;
C – Alternativa incorreta. “Itapecerica” (I-ta-pe-ce-ri-ca) é uma palavra cuja sílaba mais forte recair sobre a penúltima sílaba, o que corresponde a sua classificação como paroxítona;
D – Alternativa incorreta. “Mantém” é uma palavra oxítona, dado que a última sílaba possui o som mais forte, configurando assim uma palavra oxítona de fato.
Gabarito: B
-
GABARITO: B.
(pa-tri-mô-nio) é paroxítona.
Acrescentando:
Oxítona - última sílaba tônica - acentuam-se as oxítonas terminadas em:
A (S) E(S) O(S) EM EN(S)
Ditongo Aberto - ÉU, ÉI, ÓI
Paroxítona - penúltima sílaba tónica - acentuam-se as paroxítonas terminadas em:
L -IS – N- US- PS- Ã
R – UM- UNS – ON – X- ÃO
Ditongo
Ditongo Crescente = semivogal + vogal. Vogal: A/E/O - Semivogal: I/U
Proparoxítona: todas são acentuadas – antepenúltima sílaba tónica (MÉDICO).
-
gab: b
"NÃO PARE ATÉ TENHA TERMINADO AQUILO QUE TU COMEÇOU! LEMBRE-SE, TU NÃO PODE DESISTIR"
Baltasar Gracian
-
Palavra destacada não está corretamente
-
GAB-B
“O “ICMS Patrimônio Cultural” é um programa de incentivo [...]” [PROPAROXÍTONA]
Classifica-se uma palavra como proparoxítona ou esdrúxula quando tem o acento predominante, a sílaba tônica, na antepenúltima sílaba.
As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.
PARA ESTUDAR PORTUGUÊS, FAÇA COMO JACK STRIPADOR, VÁ POR PARTES E COM CALMA.!!!
-
Proparoxítona acidental ou eventual !
Pmpe2022