SóProvas


ID
5526841
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os estudos sobre liderança e seu aprimoramento receberam tratamentos diferentes por cada um dos especialistas, adotando frequentemente posições divergentes sobre conceitos básicos relacionados ao tema.
Dentre esses estudos, determinado grupo de teorias ficou conhecido como teorias comportamentais, tendo como exemplo a

Alternativas
Comentários
  • TEORIAS COMPORTAMENTAIS:

    • TEORIA "X" E "Y" DE MC GREGOR
    • SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LIKERT
    • TEORIA DOS ESTILOS DE LIDERANÇA
    • TEORIA DO GRID GERENCIAL DE BLAKE MOUNTON - gabarito letra A
  • Grid gerencial também conhecido por grade gerencial, é um modelo de liderança criado por Robert R. Blake e Jane S. Mouton. Segundo Blake e Mouton, o grid são várias teorias sobre os estilos de lideranças, ou seja, são as várias formas que um líder utiliza de suas habilidades para trabalhar com pessoas e assim obter resultados cada vez melhores.

    Essa teoria está dentro da Teoria Comportamental.

    Na pratica seria que todas as empresas devem gerenciar de modo eficaz seus objetivos, seus colaboradores (profissionais) e a hierarquia organizacional.

    Em seu modelo todos os líderes para atingir os objetivos da empresa tem preocupação tanto com as pessoas quanto com as realizações das tarefas.

    Este grid gerencial cria vários modelos de liderança através de um gráfico com dois comportamentos de liderança, uma voltada para as pessoas e a outra voltada para tarefas. Este gráfico tem uma escala de 1 a 9, com isso, ele defende que existe 81 estilos de liderança

    Líder 1,1 ou Pobre/ negligente: é quase inexistente uma liderança eficiente. O líder não se preocupa nem com seus subordinados e nem com as atividades desenvolvidas, ou seja, o líder é pouco focado nas tarefas e pessoas;

    Líder 9,1 ou líder autocrático: muito focado em tarefas e pouco em pessoas;

    Líder 5,5 ou líder meio-termo: Ele foca de maneira equilibradas tanto nas tarefas como nas pessoas;

    Líder 1,9 ou country club: Como o nome diz, o líder se preocupa a criar um ambiente de trabalho parecido com um clube, onde todos estejam felizes. Ele foca muito nas pessoas e pouco nas tarefas;

    Líder 9.9 ou líder de equipe: é o líder ideal para Teoria Comportamental, muito focado em tarefas e pessoas; É a liderança mais eficaz para a empresa, onde as tarefas são bem executadas dentro de um ambiente de trabalho muito bom.

    Fonte: https://www.metodoconcursos.com.br/2020/11/modelo-de-lideranca-grid-gerencial-de.html

  • Teoria dos Traços de Liderança- líderes teriam certas características pessoais

    Teoria Comportamental

    Estilos de Liderança - autocrático, democrático e liberal

    Grid Gerencial de Blake e Mouton - Preocupação com as pessoas e com a produção

    Os Estilos de Liderança de Likert - Autoritário coercitivo, autoritário benevolente, consultivo, participativo,

  • Gabarito:A

    Principais Dicas de Motivação e Liderança:

    • Motivação = É a expectativa da satisfação das necessidades. Pode ser intrínseca (interna) ou extrínseca (externa). Varia de pessoa a pessoa. Está atrelada indiretamente ao desempenho, entretanto a motivação por si só não gera desempenho, pois ela necessita das oportunidades, do contexto de vivência do camarada e das habilidades para que ele possa gerar desempenho.
    • Teorias de Conteúdo de Motivação que mais caem: Indivíduos X e Y; Maslow; Herzberg - 2 fatores
    • Teorias de Processo de Motivação que mais caem: Adams e Vroom.

    • Liderança = Capacidade de exercer influências nas pessoas em uma dada situação. Líder é aquele que INFLUENCIA e CHEFE é aquele que manda, logo são diferentes.
    • Estilos de liderança que mais caem: Traços de personalidade; Kurt Lewis; Blake e Mountoun; Henry e Blanchard.
    • Tipos de Poder que Influenciam na liderança: Coercitivo (mandão - punição), Recompensa (valorizador - dinheiro), Legitimo (estrutura formal hierárquica), Referente (carismático, simpatizo com suas ideias) e Competência (conhecimento).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • GAB A

    TEORIA DO GRID GERENCIAL - BLAKE E MOUTON (A QUADRIX JÁ COBROU 3X)

    O Grid gerencial baseia-se nos estilos de preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. O gráfico desenvolvido por Blake e Mouton possui dois eixos, um vertical e um horizontal, cada um tem nove pontos.

    • Eixo vertical: preocupação com as pessoas: o menor ponto (1) significa baixa preocupação, o maior ponto (9) alta preocupação com as pessoas.
    • Eixo horizontal: preocupação com a produção: o menor ponto (1) significa baixa preocupação, o maior ponto (9) alta preocupação com a produção.

    ESTILOS DE LIDERANÇA DO GRID GERENCIAL:

    1. Posição 1.1 – Empobrecida/ Laissez-faire: esforço mínimo para a execução do trabalho, bem como pouca preocupação com as pessoas;
    2. Posição 1.9 – Clube campestre/Clube recreativo: há concentração nas necessidades dos indivíduos, mas falta atenção do líder para a produção;
    3. Posição 5.5 – Homem Organizacional/Gerência de MEIO caminho: o bom desempenho organizacional pode ser atingido mediante o equilíbrio entre o atendimento às necessidades humanas (das pessoas) e a necessidade de alcançar os resultados de trabalho.
    4. Posição 9.1 – Autocrático, gerenciamento de tarefas ou autoridade-obediência: a atenção é dada ao trabalho, não há, praticamente, nenhuma preocupação com as pessoas.
    5. Posição 9.9 – Equipe, democrático ou gerencial em equipe: os resultados de trabalho vêm do empenho pessoal. Há um equilíbrio entre se preocupar com as pessoas e com a produção.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Principais teorias de liderança:

    Teoria comportamental - como os líderes se comportam

    Teoria da contingência - analisa o contexto situacional

    Teoria do Grande Homem - habilidades e características inatas

    Teoria de gestão - supervisão, organização e desempenho do grupo (liderança transacional)

    Teoria participativa - líder como facilitador (liderança democrática)

  • As principais fontes doutrinárias dividem os conceitos sobre liderança em 3 abordagens:

    1. Traços de personalidade (o que o líder é).
    2. Estilos de liderança ou comportamentais (o que o líder faz).
    3. Contingencial ou situacional (como o líder atua).

    São teorias comportamentais:

    1. Estilos de Liderança de Kurt Lewin;
    2. Estudos sobre comportamentos do líder de Ohio e Michigan;
    3. Estilo de Liderança de Rensis Likert;
    4. Grid (grade) de Liderança ou Gerencial de Blake e Mounton;
    5. Teorias X e Y de McGregor.

    São teorias contingenciais:

    1. Teoria Contingencial de Fiedler;
    2. Teoria Contingencial de Tannenbaun e Schmidt;
    3. Teoria Contingencial de House e Mitchell – Teoria Caminho-Meta ou Caminho-Objetivo;
    4. Teoria Situacional 3D de desenvolvimento de Eficácia de Willian James Reddin;
    5. Teoria Situacional de Hersey e Blanchard;
    6. Teoria Situacional do Recurso Cognitivo de Fiedler e Garcia;
    7. Teoria de Participação e Liderança de Vroom, Yetton e Jago;
    8. Teorias Transacional e Transformacional.
  • LETRA - A

    As teorias comportamentais da liderança se opõem radicalmente à teoria dos traços. Enquanto para a teoria dos traços a liderança se explica por traços inatos, para as teorias comportamentais a liderança se explica por comportamentos típicos de líderes. 

    Com base nos estudos das duas correntes teóricas da liderança comportamental, foi desenvolvida a teoria da Grade Gerencial de Blake e Mouton que buscava caracterizar o estilo de liderança adotado na organização com base em duas dimensões: preocupação com as pessoas e preocupação com a produção.  

  • O modelo GRID, também denominado grade gerencial ou rede administrativa, é um conceito desenvolvido por William Blake e Jane Mouton, relacionado com desenvolvimento organizacional, se tornou amplamente difundido nos anos 60.

    É realizado por meio de seis fases que começam com um laboratório de treinamento sobre comportamento e liderança através de seminários e terminam com um programa de avaliação e de solução de problemas, chamado de crítica sistemática, que visa modificar o funcionamento da organização ao nível pretendido. As seis fases do modelo GRID são:

    1) Seminários

    2) Desenvolvimento do trabalho em equipe

    3) Desenvolvimento intergrupal

    4) Desenvolvimento de um modelo estratégico ideal

    5) Implementação do modelo estratégico ideal

    6) Crítica sistemática

  • Só eu que acho essa matéria muito chata? Se alguém tiver dicas de como estudar isso de maneira mais prática, por favor compartilha com a gente.

    Não desanimemos!

  • Gente eu aprendi com as aulasdo professor Rodrigo Renó que a CONTINUUM DE LIDERANÇA também faz parte da Liderança Comportamental. Alguém pode explicar porque não faz mais parte ?

  • Grid (grade) de Liderança ou Gerencial

    O Grid (grade) de Liderança ou Gerencial é uma ferramenta desenvolvida por Robert R. Blake e Jane S. Mouton que apresenta uma matriz com cinco estilos de liderança diferentes.

    A grade, baseada nas orientações de líder orientado para as tarefas (trabalho) e líder orientado para as pessoas (empregado), é composta por um diagrama que apresenta duas variáveis:

    • uma relacionada às tarefas (trabalho, produção), chamada de eixo horizontal “X”); e

    • outra relacionada às pessoas (relações, empregado), chamada de eixo vertical “Y”).

    O grid possui intervalos ordenados de 1 a 9, formando uma matriz bidimensional (9 por 9), tendo:

    • o número 1 como a grandeza de menor intensidade;

    • o número 9 a de maior intensidade; e

    • o número 5 representando um grau intermediário.

    Assim, a matriz agrega 81 posições, nas quais estão distribuídos os tipos de gerenciamento identificados.

  • Essa teoria nunca tinha ouvido falar...

  • TEORIA DO GRID GERENCIAL - BLAKE E MOUTON (A QUADRIX JÁ COBROU 3X)

    O Grid gerencial baseia-se nos estilos de preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. O gráfico desenvolvido por Blake e Mouton possui dois eixos, um vertical e um horizontal, cada um tem nove pontos.

    • Eixo vertical: preocupação com as pessoas: o menor ponto (1) significa baixa preocupação, o maior ponto (9) alta preocupação com as pessoas.
    • Eixo horizontal: preocupação com a produção: o menor ponto (1) significa baixa preocupação, o maior ponto (9) alta preocupação com a produção.