-
Teoria X: Pessoas são acomodadas, irresponsáveis, preguiçosas, indolentes, individualistas e egoístas
Direção mais autocrática, coercitiva, supervisão cerrada
Teoria Y : Pessoas são responsáveis, gostam de desafios, têm iniciativa, trabalham em equipe, vinculam o trabalho a recompensas financeiras
Direção mais democrática/participativa
Teoria da Equidade: O indivíduo tende a comparar o seu esforço e a sua recompensa com o esforço e a recompensa do outro e demanda igualdade/justiça
Expectância: Quanto maior a expectativa maior o esforço.
Teoria da Autoeficácia: É a percepção que o indivíduo tem de que ele é capaz, inteligente e apto para fazer algo.
A autoeficácia elevada demais é uma barreira para o processo de aprendizado.
-
Resposta: LETRA A.
DICA
TEORIA X - Visão negativa quanto aos funcionários (preguiçosos, irresponsáveis....)
TEORIA y- visão positiva quanto aos funcionários (responsáveis, gostam de trabalhar...)
-
GAB A
A TEORIA X E Y FOI IDENTIFICADA POR DOUGLAS MCGREGO.
TEORIA X==> EXPLORA O TRABALHADOR: A teoria "X" vê o trabalhador como alguém preguiçoso que não gosta do trabalho, não quer assumir responsabilidades, só trabalha por causa do salário pago. Essa abordagem teórica acaba explorando o trabalhador, é como se ele fosse uma máquina. Acredita que o salário é forma de motivar, mas também é usado para punir quando faz determinadas deduções salariais.
TEORIA Y==> VALORIZA O TRABALHADOR: A teoria "Y" tem uma visão positiva do capital humano das organizações, os vê como pessoas que gostam do trabalho e do desafio que ele proporciona. Merecem ser bem cuidadas e devem ser motivadas continuamente para que por meio do seu trabalho a organização continue a se desenvolver.
RESUMINDO:
- eXplora os trabalhadores
- valorYza os trabalhadores
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
GABARITO: LETRA A
As Teorias X e Y são dois conceitos antagônicos, criados pelo professor e economista americano Douglas McGregor, que norteiam as relações entre as empresas e seus trabalhadores.
Teoria X
“O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”
McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores, estudados na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.
Teoria Y
“O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.
Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.
FONTE: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/
http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-teoria-x-e-a-teoria-y-de-douglas-mcgregor/51506/
-