SóProvas


ID
5526985
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Araguanã - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A coisa julgada equivale justamente a impossibilidade de promoção de novos recursos em decorrência do esgotamento das instâncias e recursos e/ou trânsito em julgado, gerando a impossibilidade de novo questionamento.
  • Incorreta é a letra D - Decisões que faz coisa julgada impossibilita a interposição de Recursos;
  • GABARITO: D

    a) CERTO: Art. 2º, § 1o A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.

    b) CERTO: Art. 4o Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

    c) CERTO: Art. 6º A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.  

    d) ERRADO: Art. 6º, § 3º Chama-se coisa julgada ou caso julgado a decisão judicial de que já não caiba recurso.   

  • A questão exige conhecimento acerca do Decreto-Lei n. 4.657/194 (Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro - LINDB) e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.

    Correto. Aplicação do art. 2º, § 1º, LINDB: Art. 2º, § 1   A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.

    b) Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

    Correto. Aplicação do art. 4º, LINDB: Art. 4 Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

    c) A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.

    Correto. Aplicação do art. 6º, caput, LINDB: Art. 6º A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.     

    d) Chama-se coisa julgada ou caso julgado a decisão judicial de que necessita de recurso. 

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Na verdade, por coisa julgada ou caso julgado tem-se a decisão judicial de que já não caiba recurso. Inteligência do art. 6º, § 3º, LINDB: Art. 6º, § 3º Chama-se coisa julgada ou caso julgado a decisão judicial de que já não caiba recurso.   

    Gabarito: D