SóProvas


ID
5527120
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre os interesses envolvidos na delimitação do território rondoniense no período colonial, é importante destacar: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    A: Gonzalo Pizarro e Francisco de Orellana foram conquistadores ESPANHÓIS, e não estavam a trabalho dos portugueses.

    B: os holandeses foram expulsos do território pernambucano, e não do Maranhão. Além disso, o forte de São Joaquim está localizado em Roraima, e não no Maranhão. E o Forte de Santa Maria está localizado em Salvador, Bahia.

    C: Raposo Tavares partiu de São Paulo e foi até Gurupá no Pará. Iniciou essa expedição em 1947. Por volta de 1950 ele percorreu o vale do Madeira, Mamoré e Guaporé. Contudo, ele não foi até a Bolívia.

    D (CORRETA): a FGV encontrou alguns estudos que apontam que os jesuítas, na época da colonização, tinham também por atividade, além da missionária propriamente dita, a exploração de índios através dos aldeamentos. Inclusive com pagamento para índios que delatassem outros índios ou que fossem fornecedores de índios escravos ou de drogas do sertão.

    E: em 1755, realmente foi Fundada a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, com o monopólio do abastecimento dos vales do Guaporé, Mamoré e Madeira. Contudo, não implantaram vilas no vale do Guaporé.

  • Rondônia não faz divisão com pará
  • GAB: D

    As drogas do sertão eram o material mais precioso buscado pela colonia através das missões jesuítas, e neste contexto os jesuítas utilizavam a mão de obra indígena para a coleta das drogas do sertão por conta do conhecimentos que eles tinham da mata.