-
Na Administração Gerencial há uma descentralização na prestação de serviços e o foco deixa de ser o controle de processos e passa a ser o controle dos resultados.
Gabarito: C.
-
Os projetos de Reforma do Estado e da administração pública que começaram a ser implementados na América Latina na década de 1990 tratavam, em parte, de transformar as estruturas burocráticas em gerenciais. À época, avaliava-se que o sucesso de diversas iniciativas de Reforma dependeria de implantação adequada, nas organizações públicas, de sistemas de controle e acompanhamento voltados menos para si próprios (controle dos meios) e mais para o desempenho da instituição (controle dos resultados da gestão).
Tipicamente, a relação contratual ocorre entre uma instância do governo central, que será o órgão supervisor do contrato, e uma agência governamental (que pode ser empresa pública ou agência executora). Esse fenômeno manifesta-se de diversas formas: privatização de serviços públicos, terceirização para a oferta dos serviços, implementação de processos de Gerência pela Qualidade Total e a própria contratação entre Estado e organizações públicas (Kirkpatrick & Lucio, 1996; Deakin & Walsh, 1996), aqui denominada “Contratualização” (Performance Agreement, Performance Contract).
Uma das principais medidas utilizadas pelo Poder Público para alcançar tais objetivos, ao mesmo tempo que também é utilizada para transferir a execução de serviços públicos a entidades privadas, é o Contrato de Gestão, instituído pela Lei nº 9.637, de 1998, que visa a "instituir parceria entre o poder público e uma organização não governamental qualificada pelo poder público, sob certas condições, para prestar atividade de interesse público mediante variadas formas de fomento pelo Estado", conforme ensina Maria Sylvia Di Pietro.
Fonte: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/1245/1/souzareg.pdf - Contratos de gestão na administração pública federal: ainda em transição para uma administração pública gerencial
-
A ) cargos denominados prebendas e sinecuras; ERRADO -> Modelo PATRIMONIALISTA
OBS.: "Prebenda" significa dizer que como no modelo patrimonialista o Estado era uma extensão do poder do soberano, dessa forma o quadro administrativo era constituído por dependentes pessoais do governante - familiares, amigos, agregados, etc. Já "Sinecura" significa trabalhar pouco e ganhar muito.
B) impermeabilidade à participação social-privada; ERRADO --> impermeabilidade da sociedade no Estado significa dizer que a população não tinha direito a participar ativamente. Modelos PATRIMONIALISTA E BUROCRATICO.
OBS.: a participação da sociedade só se deu no modelo GERENCIAL;
C) ênfase no controle dos resultados por meio de contratos de gestão; CERTO --> modelo GERENCIAL
OBS.: Controle de resultados a posteriori: em contraste ao modelo burocrático, em que o controle se focava nos processos (a priori), no modelo gerencial o controle é a posteriori ou finalístico, tendo foco no resultado final do bem ou serviço ofertado.
D) rotinas e procedimentos padronizados, com vistas ao alcance dos objetivos definidos pela organização; ERRADO --> modelo BUROCRÁTICO
OBS.: a Formalidade é uma característica do modelo Burocrático e significa que a autoridade no modelo deriva de normas escritas e detalhadas, com amplo controle de procedimentos e com comunicação padronizada;
E) impessoalidade nas relações, com pessoas consideradas pelos cargos ou funções que exercem. ERRADO --> modelo BUROCRÁTICO
OBS.: a Impessoalidade é uma característica do modelo Burocrático e significa que a regras são aplicadas de forma igual a todos (isonomia), favorecendo as promoções por critérios meritocráticos e não pessoais. O poder tem relação com os cargos e não com os seus ocupantes.
-
Sou um gênio
-
GAB C
A Administração Pública Gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior. A eficiência da administração pública – a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário – torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.
- O foco deixa de ser o controle de processos e passa a ser o controle dos resultados.
- A administração pública gerencial tem como pontos essenciais a eficiência da administração pública, a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
GABARITO C
O Modelo Gerencial de Administração Pública, além de conferir mais transparência e flexibilidade ao modelo burocrático tem foco nos resultados e nos cidadãos.
-
A administração pública evoluiu por meio de três
modelos básicos: a administração pública patrimonialista,
a burocrática e a gerencial.
Segundo Chiavenato (2018), essas três formas se
sucedem no tempo, sem que, no entanto, qualquer uma delas seja inteiramente
abandonada.
O objetivo da Banca é saber se o candidato
reconhece as características de cada um dos modelos.
Para isso, determinaram que o candidato identificasse a característica
referente à administração pública gerencial.
Vejamos as alternativas:
A) Cargos denominados prebendas e
sinecuras.
Errada. Trata-se de uma característica do modelo patrimonialista
em que os cargos eram instrumentos de poder dos governantes.
B) Impermeabilidade à participação
social-privada.
Errada. Não se refere a uma característica do modelo
gerencial, visto que neste modelo é fomentada uma participação social-privada.
C) Ênfase no controle dos
resultados por meio de contratos de gestão.
Certa. Destaca-se que a adoção do modelo gerencial de
Administração pública trouxe, entre outras mudanças de paradigma em relação ao
modelo burocrático, o controle de resultados das ações públicas, exercido
a posteriori, adicional ao
controle meramente formal e apriorístico, e o estabelecimento de metas
alinhadas aos objetivos estratégicos do setor público.
D) Rotinas e procedimentos
padronizados, com vistas ao alcance dos objetivos definidos pela organização.
Errada. Trata-se de uma característica do modelo
burocrático, visto que tal modelo enfatiza aspectos formais e estabelece
hierarquias rígidas.
E) Impessoalidade nas relações,
com pessoas consideradas pelos cargos ou funções que exercem.
Errada. Trata-se de uma característica do modelo
burocrático, visto que promove um controle rígido dos processos de seleção de
servidores, visando a impessoalidade nas relações.
Gabarito do Professor: Letra C.
-
Tudo ERRADO.
Questão Horrivel.
C) DEMIG diz que eliminação ao máximo de controle.
D) Padronização faz parte da eficácia dos processos, tanto no privado como no público.
Essa banca é mongol demais.,