Restauração (BRANDI, 2004) constitui o momento
metodológico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na
sua dúplice polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão para
o futuro. Logo, o processo de restaurar deve basear-se em fatores estéticos, históricos
e culturais, demandando uma análise aprofundada do projeto envolvido.
Os conceitos apresentados a seguir são baseados
nas Recomendações e Diretrizes para a adoção de princípios comuns sobre a
conservação e restauração do patrimônio cultural na Europa – APEL (Acteurs du
patrimoine européen et legislation – 2001). Assim, tem-se que:
O
diagnóstico compreende a
identificação, a determinação da composição e avaliação das condições dos bens
culturais; a identificação, a natureza e extensão das alterações, a apreciação
das causas da sua degradação e a determinação do tipo e extensão do tratamento
necessário, assim como o estudo das informações existentes relacionadas.
A
manutenção deve ser definida como
intervenções rotineiras visando manter a integridade dos bens culturais
.
A
documentação compõe-se de imagens e
texto que retratem o historial de todos os processos efetuados e a exposição do
raciocínio que terá estado por trás deles
. Fazem parte dessa documentação,
os documentos e relatórios de exame, a proposta de tratamento, o consentimento
e observações do proprietário, os documentos e o relatório ilustrativo do
tratamento efetuado, assim como as recomendações para intervenções futuras.
A
conservação preventiva consiste na
realização
de intervenções indiretas visando o retardamento da degradação
e impedindo desgastes pela criação de condições otimizadas para a conservação
dos bens culturais de forma que essas medidas forem compatíveis com a sua
utilização social. A conservação preventiva compreende também o tratamento
correto, transporte, utilização, acondicionamento em reserva e exposição. Pode
também implicar questões que tenham a ver com a produção de réplicas com
intuito de preservar os originais.
Portanto, a sequência correta de correlação dos
itens com os seus respectivos conceitos é: 1, 3, 2 e 4, tornando a alternativa
A correta.
Gabarito: Alternativa A.
Fonte:
BRAGA, Márcia (org.). Conservação e restauro:
arquitetura. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 2003.
BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Cotia:
Ateliê, 2004.