SóProvas


ID
5528086
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Quanto aos princípios orçamentários, julgue o item.

A vedação à abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes obedece ao princípio da especialização.

Alternativas
Comentários
  • A vedação à abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa fere o príncipio da LEGALIDADE:

    • O princípio da legalidade é princípio soberano de diversos ramos de direito, especialmente do Direito Público, por estar ligado à ideia de Estado democrático de Direito.
    • Temos o orçamento público como lei guia para a realização dos gastos públicos, e as finanças públicas não podem ser dispendidas sem prévia autorização legal.
    • É fácil encontrar exemplos do princípio da Legalidade no Direito Financeiro na CF, como exemplo:
    • Art. 167. São vedados
    • [...]
    • V - a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes; 
  • O princípio da especificação, discriminação ou especialização como cita a questão determina que, na Lei Orçamentária Anual, as receitas e despesas devam ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos. Tem o objetivo de facilitar a função de acompanhamento e controle do gasto público por toda a sociedade, evitando a chamada “ação guarda-chuva”, que é aquela ação genérica, mal especificada, com demasiada flexibilidade. O princípio veda as autorizações de despesas globais

  • 1) Enunciado da questão
    A questão exige conhecimento sobre o princípio orçamentário da especialização.
    2) Base constitucional (CF de 1988)
    Art. 167. São vedados:
    V) a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes.
    3) Dicas didáticas (princípios orçamentários)
    3.1) Princípio da legalidade: estabelece que é proibida a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa;
    3.2) Princípio da especialização (discriminação ou especificação): determina que a lei orçamentária anual discrimine detalhadamente as receitas e despesas públicas, isto é, que o Poder Legislativo faça constar no orçamento de forma especificada e não de forma genérica ou em bloco quais as receitas e as despesas públicas previstas para aquele ano fiscal.
    4) Exame da questão e identificação da resposta
    A vedação à abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes obedece ao princípio da legalidade (e não ao princípio da especialização).

    Gabarito do Professor: ERRADO.