SóProvas


ID
5528302
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito da pandemia da COVID-19, o aumento da demanda e do volume de informações sobre o assunto, possibilitando o trânsito acentuado de informações falsas, enganosas e imprecisas, configura uma situação que requer competência em informação, baseada no pensamento crítico e na avaliação de fontes em diferentes ambientes e dinâmicas informacionais, designada pela Unesco como  

Alternativas
Comentários
  • A COVID-19 tem causado uma pandemia paralela de desinformação que impacta diretamente as vidas e os meios de subsistência em todo o mundo. Falsidades e informações erradas têm provado que podem ser mortais e têm semeado confusão sobre escolhas pessoais e políticas que salvam vidas. 

    Na campanha , a UNESCO publicou dois resumos de políticas para oferecer insights fundamentais sobre a desinformação relacionada à COVID-19, que vem crescendo de maneira cada vez mais rápida e, dessa forma, impedindo o acesso a fontes de informação confiáveis e verdadeiras.

    Os impactos da desinformação relacionada à COVID-19 são mais mortais do que a desinformação sobre outros assuntos, como política e democracia. É por isso que esta pesquisa, alinhada ao papel da UNESCO como laboratório de ideias, adotou o termo desinfodemia para descrever o problema

    Gabarito: B

    https://pt.unesco.org/covid19/disinfodemic#:~:text=DESINFODEMIA%3A%20decifrar%20a%20desinforma%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20a%20COVID%2D19&text=Se%20a%20informa%C3%A7%C3%A3o%20d%C3%A1%20autonomia,direito%20%C3%A0%20liberdade%20de%20express%C3%A3o.

  • A questão aborda temas atuais sobre os fluxos informacionais. 

    No âmbito da pandemia de COVID-19, não apenas o volume de informação sobre a doença cresceu naturalmente como, infelizmente, também cresceu a quantidade de desinformação sobre o tema.  

    Desinformação consiste no ato de desinformar que pode envolver a minimização da importância, a supressão de dados e a alteração ou distorção do sentido de uma informação transmitida. Este ato é um ato deliberado com intenção de prejudicar o receptor. 

    Segundo a UNESCO, o combate ao grande volume de desinformação surgida na pandemia se comporta tal qual a própria pandemia e por isso recebe o nome de desinfodemia 

    Até o momento, a UNESCO possui em seu site duas publicações sobre o tema: “DESINFODEMIA: decifrar a desinformação sobre a COVID-19" e “DESINFODEMIA: dissecar as respostas da desinformação sobre a COVID-19", ambas de grande valia para o profissional da informação que busca conhecer melhor o tema. 

    Gabarito do Professor: Letra B .