SóProvas


ID
55288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com base nos conceitos gerais e aplicações específicas, e à luz da
doutrina e da legislação relativas à administração de recursos
humanos, julgue os itens de 104 a 118.

Uma das desvantagens do recrutamento interno é conhecida como o princípio de Peter: se administrado incorretamente, leva a organização a promover continuamente seus empregados ou servidores, elevando-os até a posição ou função em que demonstram o máximo de sua incompetência

Alternativas
Comentários
  • Formulado por Laurence Johnston Peter (1919–1990), antigo professor na University of Southern California e na University of British Columbia, o Princípio de Peter tornou-se famoso com a publicação da obra homônima, de 1969, hoje considerada como um clássico na área da gestão empresarial.Tal princípio afirmava que em uma organização hierárquica os funcionários tendem a ser promovidos até chegarem a um cargo para o qual são incompetentes, e então lá permanecem.Embora esse fenômeno seja largamente encontrado na sociedade e um fator significativo de ameaça ao seu funcionamento adequado, ainda é relativamente pouco estudado.Fonte:Wikipedia.org.br
  • Princípio de Peter: "Em organizações hierárquicas, as pessoas, conforme vão se mostrando competentes, tendem a ser sucessivamente promovidas a cargos hierarquicamente superiores, até que alcancem uma posição em que sejam incompetentes. O recrutamento interno, que promove as pessoas que já são colaboradoras, fortalece as chances de que este princípio ocorra."
  • Cara, não sei, devo estar maluco, mas por favor me ajudem a entender uma coisa: como é que o cara vai permanecer na organização até demonstrar o máximo de sua INcompetência? O que o princípio de Peter diz é que o colaborador vai ser promovido até o posto que sua competência, ou seja, sua capacidade, vai se mostrar insuficiente. Então, o correto é dizer que o colaborador ascende até demostrar o máximo de sua competência, até alcançar um primeiro cargo em que sua competência não necessariamente atinge o máximo possível, mas sim o suficiente pra se tornar insatisfatória, ponto a partir do qual a seleção externa se faz necessária.

    O erro é tão bizarro que eu espero que eu que esteja viajando... Por isso, corrijam-me, por favor.
  • Princípio de Peter, ou princípio da incompetência de Peter, ou simplesmente princípio da incompetência, aplicado na administração, foi enunciado por Laurence J. Peter da seguinte forma:

    “Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência.”

    A ideia foi colocada na obra "The Peter Principle", publicada originalmente no ano de 1969 nos Estados Unidos, tendo por autores, além de Peter, Raymond Hull.

    Dentre os exemplos práticos indicados por Peter ele relaciona figuras reais e fictícias: Macbeth foi um eficaz chefe militar, mas um rei incompetente; Adolf Hitler por sua vez foi um competente político, mas encontrou seu nível de incompetência como general; Sócrates foi excepcional filósofo, mas péssimo advogado de defesa.

    Embora analisem a incompetência, Peter e Hull não explicam suas causas e só numa obra posterior é que Peter relaciona sessenta e seis maneiras de combater a promoção de alguém incompetente. Este deve ser o objetivo, afinal, como lembra Peter F. Drucker, considerado o "pai da administração moderna", desde os tempos de Júlio César que vige a máxima "o soldado tem direito a um comando competente"

  • Certa

    Perfeito! é exatamente isso que significa o princípio de peter.

  • Mesquitinha

     

    pensei como vc.

     

    " se administrado incorretamente, leva a organização a promover continuamente seus empregados ou servidores "

    creio que o certo seria.  se administradoR  incorretamente...  e não o administradO..

    por isso q marquei como errada, mas o gabarito da banca e a maiora da galera botou certo.

     

  • TRATA-SE DA OCORRÊNCIA DO DENOMINADO PRINCÍPIO DA INCOMPETÊNCIA PROGRESSIVA (PRINCÍPIO DE PETER).

     

     

     

    GABARITO CERTO

     

    Obs.: O CESPE adora esse princípio. Já o vi em várias questões de Gestão de Pessoas.

  • Acho que esse é o ÚNICO princípio em Administração que faz algum sentido. Por quê? Oras, porque a teoria acompanha a prática e vice versa, ao contrário dos outros milhares de princípios cheios de nhem nhem nhem e PALHAÇADAS. 

     

     

    Salvo raras exceções, É ÓBVIO ULULANTE que as pessoas promovidas nas organizações são as mais NONSENSE POSSÍVEIS. Basta ver como um dos critérios mais usados é o da "antiguidade". O cara tem 30 anos na empresa, então "merece" ser promovido (assim pensam a maioria dos dinossauros que "gerem" as instituições) MESMO QUE NÃO TENHA COMPETÊNCIA OU TATO PARA LIDAR COM AQUELA NOVA POSIÇÃO/FUNÇÃO. E a tendência é que esse BOÇAL continue galgando cargos e posições na instituição, seja por ser "antigão", seja por QI, ou SEJA POR SER UM PAGA PAU DOS DIRETORES/GERENTES.  

  • Mesquitinha imcompetencia é a falta de competencia ......

  • Pelo Princípio de Peter, em organizações hierarquicamente estruturadas, os funcionários tendem a ser promovidos acima do seu nível de incompetência.

     

    Assim, cada funcionário inicia em posições hierárquicas inferiores da organização.

     

    No entanto, ao se mostrarem competentes nas tarefas desempenhadas, são promovidos para posições hierárquicas imediatamente superiores.

     

    Esse processo é mantido até que se atinja uma posição que revele sua incompetência.

     

    É isso que se designa por nível de incompetência: o grau a partir do qual as pessoas já não possuem competências para a posição que ocupam.

     

    by neto..

  • Gab: CERTO

    Excelente questão para revisarmos o conceito de Peter.

  • Entendi foi nada!

    Como que alguém incompetente vai permanecer na empresa?

    Alguém ajuda, por favor??