SóProvas


ID
5528818
Banca
FCC
Órgão
PGE-GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Considere que o Estado pretenda assinar um contrato de Parceria Público Privada (PPP), na modalidade concessão administrativa, para reforma, operação e manutenção de hospitais, que ensejará o pagamento de contraprestação pecuniária ao contratado pelos próximos 15 anos. Sob a ótica dos requisitos estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal para geração de despesa pública, a assinatura do contrato pressupõe, entre outros requisitos, 

Alternativas
Comentários
  • C

    Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de:        

    I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes;

    II - declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.

  • Resumo: C-E-A Criação - Expansão - Aperfeiçoamento que acarrete aumento de despesa.

    Requisitos

    -> Estimativa do impacto orçamentário

    -> Exercício em vigor e 2 subsequentes

    -> Declaração do ordenador da despesa

    -> Compatível com PPA / LDO

    -> Adequação com a LOA

  • 1) Enunciado da questão
    A questão exige conhecimento sobre regramento legal das parcerias público-privadas.
    2) Base legal [Lei Complementar n.º 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal)]
    Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de:
    I) estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes;
    II) declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.
    3) Dicas didáticas (exigências legais para a criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa):
    i) estimativa do impacto financeiro-orçamentário no exercício em que entrar em vigor;
    ii) estimativa do impacto financeiro-orçamentário nos dois exercícios subsequentes;
    iii) declaração do ordenador de despesas que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual;
    iv) compatibilidade com o plano plurianual; e
    v) compatibilidade com a lei de diretrizes orçamentárias.
    4) Exame da questão e identificação da resposta
    Considere que o Estado pretenda assinar um contrato de Parceria Público Privada (PPP), na modalidade concessão administrativa, para reforma, operação e manutenção de hospitais, que ensejará o pagamento de contraprestação pecuniária ao contratado pelos próximos 15 anos.
    Sob a ótica dos requisitos estabelecidos nos incs. I e II do art. 16 da Lei de Responsabilidade Fiscal (acima transcritos) para geração de despesa pública, a assinatura do contrato pressupõe, entre outros requisitos: i) a estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que o contrato deva entrar em vigor e nos dois subsequentes; e ii) a declaração do ordenador de despesa da compatibilidade com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

    Gabarito do Professor: C.
  • GABARITO: Letra C

    Uma vez que trata-se de reforma, operação e manutenção de hospitais, então podemos classificar tal despesa como despesa corrente (despesa de custeio). Ademais, como sua duração é de 15 anos, e foi realizada por meio de contrato, então podemos concluir que atende a todos os requisitos estipulados no art. 17 da LRF sobre despesa obrigatória de caráter continuado (DOCC).

    • Art. 17.   Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

    Desse modo, para realizar tal despesa, temos os seguintes requisitos:

    • Estimativa do impacto orçamentário e financeiro no exercício em que entrar em vigor e nos dois subsequentes
    • Declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.
    • Demonstrar a origem dos recursos para seu custeio
    • Comprovação de que a despesa criada ou aumentada não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo de metas fiscais
    • Aumento permanente da receita, ou diminuição permanente da despesa.

    Assim, verifica-se que a letra C é a alternativa correta. Destaca-se que o enunciado foi claro ao dizer ''entre outros requisitos'', de modo que não precisava citar todos.