SóProvas


ID
5529229
Banca
NEMESIS
Órgão
Câmara de Conchal - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A respeito da interpretação e integração da legislação tributária, julgue os itens a seguir, colocando “V” para as assertivas verdadeiras e “F” para as falsas:

1. ( ) O emprego da analogia poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei.
2. ( ) Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre suspenção do crédito tributário.
3.( ) A lei tributária que define infrações, ou lhe comina penalidades, interpreta-se da maneira mais favorável ao Estado.
4. ( ) O emprego da equidade não poderá resultar na dispensa do pagamento de tributo devido.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de 1 a 4: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A)

    CTN

    1) Art. 108, § 1º O emprego da analogia não poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei.

    2) Art. 111. Interpreta-se literalmente a legislação que disponha sobre: I- suspensão ou exclusão do crédito tributário.

    3) Art. 112. A lei tributária que define infrações, ou lhe comina penalidade, interpreta-se da maneira mais favorável ao acusado, em caso de dúvida quanto:

    4) Art. 108, § 2º O emprego da equidade não poderá resultar na dispensa do pagamento de tributo devido.

  • "SUSPENÇÃO"

    Meus olhos sangram

  • A questão aborda tema relacionado à suspensão do crédito tributário e disposições gerais.


    A primeira afirmativa é falsa porque conforme o parágrafo 1º do artigo 108 do CTN, O emprego da analogia não poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei.


    A segunda afirmativa é verdadeira porque conforme o artigo 111, I do CTN se interpreta literalmente a legislação tributária que disponha sobre suspensão ou exclusão do crédito tributário.


    A Terceira afirmativa é falsa Já que nos termos do artigo 112 do CTN a lei tributária que define infrações ou mesmo lhe comine penalidade, interpreta-se da maneira mais favorável ao acusado em caso de dúvida quanto à capitulação legal do fato, a natureza ou às circunstâncias materiais do fato, ou à natureza ou extensão dos seus efeitos; à autoria, imputabilidade, ou punibilidade; e a natureza da penalidade aplicável, ou a sua graduação.


    A quarta afirmativa é verdadeira já que o emprego da equidade não poderá resultar na dispensa do pagamento de tributo devido, conforme o parágrafo 2º do artigo 108 do CTN.

    Pelo exposto, o gabarito não professor é a alternativa A.