-
Sustentabilidade é econômico, social e ambiental
-
O Ecological Footprint Method é um instrumento de contabilidade ambiental que tem como objetivo mostrar com maior clareza a relação de troca entre uma unidade populacional e a natureza; a capacidade de produção e renovação de recursos; a capacidade de suportar impactos ambientais decorrentes da produção de bens e serviços e dos detritos gerados pelas regiões a fim de visualizarmos a existência de déficits ou potenciais reservas para serem gerenciadas. Este método realiza comparações entre a capacidade de suporte das fontes naturais e a quantidade de recursos consumidos através das atividades do homem; mensurando a quantidade de impactos negativos que o ambiente natural sofre, mostrando as conseqüências futuras, onde este mesmo ambiente pode deixar de ser sustentável; possibilitando que se estabeleçam comparações entre indivíduos, cidades, estados, regiões ou nações, tendo em vista que esta metodologia pode ser aplicada em várias escalas.
Fonte: A. Parente: E. Ferreira . Indicadores de Sustentabilidade Ambiental: um Estudo do Ecological Footprint Method do Município de Joinville - SC (2007), disponível em:http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/33/APS-C2280.pdf
-
Gabarito: letra E.
A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.
Fonte: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/o_que_e_pegada_ecologica/#:~:text=A%20Pegada%20Ecol%C3%B3gica%20%C3%A9%20uma,da%20capacidade%20ecol%C3%B3gica%20do%20planeta.
.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
Fonte: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html