SóProvas


ID
5529406
Banca
ZAMBINI
Órgão
Prefeitura de Embu das Artes - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Reginaldo resistiu, caminhando apressado sem dar resposta ao garoto, que o acompanhava insistindo; mas de repente lhe acudiu a ideia de que aquele maltrapilho poderia ser a fortuna disfarçada. (345, Artur Azevedo)
O termo grifado é considerado: 

Alternativas
Comentários
  • A questão é de sintaxe e quer que classifiquemos o termo destacado em "Reginaldo resistiu, caminhando apressado sem dar resposta ao garoto, que o acompanhava insistindo; mas de repente lhe acudiu a ideia de que aquele maltrapilho poderia ser a fortuna disfarçada". Vejamos:

     .

    A) Predicado.

    Errado. O predicado dessa oração em destaque é "poderia ser a fortuna disfarçada".

    Predicado: é o termo da oração que contém o verbo. É aquilo que se declara do sujeito, ou melhor, é o termo que contém a declaração, referida, em geral, ao sujeito.

     .

    B) Agente da passiva.

    Errado.

    Agente da passiva é a pessoa ou coisa que pratica a ação verbal de uma oração na voz passiva. Corresponde ao sujeito na voz ativa. O agente da passiva vem sempre precedido da preposição "por" ou das suas formas contraídas "pelo, pela, pelos, pelas".

    Ex.: Voz ativa: O aluno respondeu as perguntas (o sujeito "o aluno" pratica a ação). Voz passiva: As perguntas foram respondidas pelo aluno (o sujeito "as perguntas" é paciente da ação verbal. Aqui, quem realmente pratica a ação é "o aluno", logo é o agente da passiva).

     .

    C) Objeto direto. 

    Certo. "A fortuna disfarçada" é o objeto direto, já que se liga diretamente à locução verbal transitiva direta "poderia ser".

    Objeto direto: liga-se diretamente a verbos transitivos diretos (VTD) e verbos transitivos diretos e indiretos (VTDI).

    Ex.: Comprei um dicionário de Língua Portuguesa. (“comprei” é verbo transitivo direto. “um dicionário de Língua Portuguesa” é o objeto direto)

     .

    D) Sujeito. 

    Errado. O sujeito dessa oração é "aquele maltrapilho".

    Sujeito: é o termo sobre o qual o restante da oração diz algo. É o ser do qual se diz alguma coisa.

    Ex.: Pessoas inteligentes estudam muito.

    Para identificarmos o sujeito, devemos fazer a pergunta “quem?, o quê? ou quê?” ANTES do verbo. Ex.: João vai prestar o concurso da PF. “QUEM” vai prestar o concurso da PF? R.: João (= sujeito)

    O núcleo (isto é, a palavra-base) do sujeito é, pois, um substantivo ou pronome. Em torno do núcleo podem aparecer palavras secundárias (artigos, adjetivos, locuções adjetivas, etc.)

     .

    Gabarito: Letra C

  • ser oque? a fortuna disfarçada

  • Ser não é verbo de ligação? "poderia SER a fortura disfarçada (predicativo do sujeito)"?