-
metáfora já absorvida no uso comum da língua, de emprego tão corrente que não é mais tomada como tal, e que serve para suprir a falta de uma palavra específica que designe determinada coisa; abusão (p.ex.: braços de poltrona; cair num logro; dentes do serrote; nariz do avião; pescoço de garrafa; virar um vaso de cabeça para baixo etc.).
-
Catacrese é a figura de linguagem que consiste no uso de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver uma outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não é de uso comum; é uma gíria do cotidiano, expressão usada para facilitar a comunicação. É, pois, uma metáfora já desgastada. Estabelecem comparação às situações em que são atribuídas, qualidades de seres vivos, a seres inanimados. Exemplos comuns são: "os pés da mesa", "marmelada de banana", "vinagre de maçã", "cabeça do alfinete", "braço de rio", "dente de alho", etc.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catacrese
-
Catacrese é uma figura de linguagem , que conceitua a utilização de determinado termo fora do seu contexto original para nomear, de modo figurativo, algo que não possui um nome específico.
-
CATACRESE à trata-se de uma expressão cristalizada pelo uso ou por falta de outra mais adequada
ex.: Braço da cadeira / Dente de alho
-
Metonímia: Uso de palavras com sentidos contíguos - Comum quando substituímos o nome do autor pelo nome da obra, como no caso da questão.
Catacrese: É o uso de uma palavra com sentido diferente para substituir outra que não possui nome adequado. Exemplo: Chutei o PÉ DA MESA. Minha batata da perna está dolorida.
Bons estudos.
-