-
A Arquivologia abrange diversos conceitos, dentre eles o conceito do ciclo de vida documental ou ciclo de vida dos documentos, segundo a qual todo documento de arquivo passa por um ou mais períodos, caracterizados pela frequência e pelo tipo de utilização que dele é feita. Esse conceito decorre da interpretação da teoria da avaliação, desenvolvida por Schellenberg no pós-guerra - Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Com o aumento exponencial na produção documental, surgiu a necessidade de desenvolver uma metodologia que permitisse melhorar a recuperação da informação necessária à tomada de decisão e otimizar o uso dos espaços administrativos para a guarda de documentos. A partir do conceito do ciclo de vida dos documentos desenvolveu-se a teoria das três idades, uma estratégia de organização documental que reparte o ciclo de vida documental em três fases ou idades (corrente, intermediária e permanente).
Arquivo de primeira idade, corrente, ativo ou de momento: constituído de documentos em curso ou consultados freqüentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso.
Arquivo de segunda idade, intermediário ou limbo: constituído de documentos que deixaram de ser freqüentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los , para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado.
Arquivo de terceira idade, permanente, histórico ou de custódia: constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_vital_dos_documentos
"Tudo posso naquele que me fortalece".
-
Correta questão.
QUESTÃO CORRETA
Após a 1ª Guerra Mundial, e com mais acuidade no decurso da 2ª Grande Guerra, o fenômeno da denominada «explosão documental» como consequência do exponencial aumento de produção e circulação de documentos de diversa índole: estratégia militar, político-ideológica, científica, etc.
Este fenômeno impôs, em diversos países ocidentais, que se definissem estratégias de avaliação e seleção documental com vista à eliminação de documentação acumulada que se considerasse desprovida de qualquer interesse legal e histórico/patrimonial.
-
LEI 8159 Art. 8º Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.
§ 1º Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam de consultas freqüentes.
§ 2º Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
§ 3º Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
-
"a fim de racionalizar sua produção"
Pra mim, a gestão documental e a teoria das 3 idades somente estavam preocupadas em como melhor organizar documentos já existentes, e não na racionalização da produção dos mesmos.
-
De forma alguma, colega Thiago Ferreira. A racionalização da produção é uma das finalidades da aplicacão da gestão documental. Se você desmembrar o conceito de gestão documental vai perceber isso.
-
No período pós-Guerra, também conhecido como Guerra Fria, os embates entre as potências ocorriam no campo científico, com os avanços tecnológicos. Essa corrida propiciou um aumento considerável na produção de conhecimento e, consequentemente, de documentos.
Devido a esse aumento e, principalmente, à necessidade de gerenciar toda essa informação produzida, para que não se perdesse o que era necessário, nem guardar o que era desnecessário, surge a ideia de gestão de documentos, cuja função era racionalizar as informações produzidas (evitando excessos) e os recursos empregados em sua administração (sobretudo espaço físico).
Gabarito do professor: Certo
-
"A teoria das três idades surgiu como proposta de solução aos problemas provocados pela explosão da produção documental, após a 2ª guerra mundial, como embasamento teórico à implantação da política da gestão de documentos, nos E.E.U.U. e Canadá."
(Daise Oliveira, ATAS do I Seminiario Nacional de Arquivos)
gabarito: CERTOO
-
Emergem em meados do século XX após a II Guerra Mundial - produção documental aumenta, obstruindo a capacidade gerencial das organizações governamentais - desenvolve-se a teoria das 3 idades e a gestão de documentos nos EUA e Canadá e em alguns países europeus africanos e asiáticos - instituições arquivísticas reveem suas funções exclusivas de arquivos históricos desassociados dos interesses da administração pública.
Fonte: Qconcursos.