-
Os princípios de respeito aos fundos e à ordem original dos documentos NÃO são suficientes para perpetuar e demonstrar as inter-relações dos documentos contemporâneos e autenticar seu significado.
Os dois princípios fundamentais da ciência arquivística, respeito aos fundos (ou princípio da proveniência sob o ponto de vista externo) e respeito à ordem original (ou princípio da proveniência sob o ponto de vista interno), Estes dois prínicipios morais deram suporte a defesa moral jenkinsoniana dos arquivos e que são a essência da ética profissional arquivística, não são mais suficientes para perpetuar e demonstrar as inter-relações dos documentos contemporâneos e para autenticar seu significado. Eles são inadequados para lidar com as ameaças à inteireza, exatidão e confiabilidade dos documentos contemporâneos, em uma palavra, à sua integridade. Essas ameaças são decorrentes de uma ausência generalizada de princípios de guarda de registros nas organizações contemporâneas, de uma seleção de registros insuficientemente regulamentada, da pouca autoridade da área arquivística, da interação e coordenação limitadas entre os responsáveis pela gestão de documentos, das regras de acesso e privacidade inconsistentes e das tecnologias eletrônicas.
-
Os princípios de respeito aos fundos e à ordem original dos documentos SÃO DIFERENTES da autenticação.
-
O erro está em SÃO SUFICIENTES. É importante ressaltar que há outros princípios que são necessários para demonstrar o que a questão pede.
Se alguém conseguir responder adequadamente esta questão, eu ficaria muito grata. Eu consigo enxergar o erro e até ir por uma linha de raciocínio, mas não ouso escrever muito aqui, pois posso falar alguma besteira e confundir os colegas.
-
Para garantia da autenticidade é preciso atentar para princípios aquivísticos como: integridade ou indivisibilidade e unicidade. Além de que as etapas gestão deverão ser cuidadosamente observadas a fim de impedir alterações ou alienação dos documentos.
-
Entendo que estabelecer as inter-relações relaciona-se ao princípio da organicidade...corrijam-me
-
O princípio do Respeito aos Fundo determina que os documentos de arquivo oriundos de uma entidade não podem jamais ser misturados aos documentos oriundos de outra entidade diferente, sob pena de perda do seu caráter probatório. Esse princípio delimita externamente o arquivo institucional.
O princípio da Ordem Original determina que os conjuntos de documentos devem manter a ordem que lhes foi dada pelo produtor, pois este conhece melhor o desenvolvimento das atividades que os geraram.
Para perpetuar e demonstrar as inter-relações entre os documentos, é fundamental também considerar o princípio da Organicidade, que determina que os conjuntos de documentos devem manter a mesma organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho, pois esta também é uma informação importante para o completo entendimento dos documentos, e, ao contrário das demais, não está registrada.
Gabarito do professor: Errado