SóProvas


ID
553000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à avaliação de documentos, julgue os itens subsequentes.

No âmbito da administração pública, a comissão de avaliação de documentos deve ser formada por um grupo multidisciplinar, encarregado da avaliação de documentos de um arquivo, que tenha como uma de suas atividades o estabelecimento de prazos de temporalidade para os documentos arquivísticos.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação de documentos é a definicção de prazos de guarda e destinação final dos documentos. É realizada por uma Comissão de Avaliação de Documentos formada por profissionais que conheçam a estrutura e funcionamento da instituição e resulta na elaboração da Tabela de Temporalidade, que uma vez criada, deve ser aprovada por uma autoridade competente do órgão.

    Prof. Élvis Miranda
  • A AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS: - é na prática o ato de se criar a tabela de temporalidade, realizado pela Comissão Permanente.

    COMISSÃO PERMANENTE  DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS: uma equipe multidisciplinar formada por: arquivista responsável, autoridade administrativa conhecedora da atividade do órgão, profissionais da área jurídica, profissionais da área financeira e profissionais ligado ao campo de conhecimento de que trata os documentos, objeto de avaliação.

  • Conforme determina o Decreto nº 4.073/02, que regulamenta a política nacional de arquivos, em cada órgão e entidade da Administração Pública Federal será constituída comissão permanente de avaliação de documentos, que terá a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor (art. 18).

    Gabarito do professor: Certo
  • GABARITO: CERTO

    Autor: Mayko Gomes, Professor de Arquivologia, de Arquivologia

    Conforme determina o Decreto nº 4.073/02, que regulamenta a política nacional de arquivos, em cada órgão e entidade da Administração Pública Federal será constituída comissão permanente de avaliação de documentos, que terá a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor (art. 18).