SóProvas


ID
553003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.

Quando uma instituição recebe documentos de várias pessoas que têm entre si uma ligação de parentesco, a classificação e o inventário devem respeitar a individualidade de cada um, não havendo razão para evidenciar a hierarquia de seus fundos.

Alternativas
Comentários
  •  Errado
    Quando uma instituição recebe os papéis de várias pessoas que têm entre si uma ligação de parentesco, a classificação e o inventário respeitarão a individualidade de cada um, MAS farão aparecer a hierarquia de seus fundos: nesse caso, teremos um fundo (familiar) composto por subfundos (individuais). O mesmo sucede quando o ramo mais velho de uma família se extingue e seus arquivos são recolhidos pelo ramo mais novo: os arquivos do ramo extinto devem guardar sua individualidade no seio daqueles que os recolhem. Sempre que se estabelecer confusão na hora em que esses fundos entrarem em uma instituição, esta restabelecerá a ordem primitiva, distinguindo cada fundo - "salvo se a confusão dos dois fundos for de tal modo inextricável que a identificação de um em relação ao outro seja impossível".
    FONTE: Ariane Ducrot, A Classificação dos Arquivos Pessoais e Familiares.
    ;)
  • Acrescentando a colocação da colega acima:

    arranjo à reunião e ordenação adequada dos documentos

    Em arquivologia entende-se por arranjo a ordenação dos documentos em fundos, a ordenação das séries dentro dos fundos e, se necessário, dos itens documentais dentro das séries.


     As atividades desenvolvidas no arranjo são de dois tipos: intelectuais e físicas:

    As intelectuais consistem na análise dos documentos quanto a sua forma, origem funcional e conteúdo.

    As atividades físicas se referem à colocação dos papéis nas galerias, estantes ou caixas, seu empacotamento, fixação de etiquetas etc.


    Fonte: Apostila gratuita


     
  • Quando de trata de arranjo de documentos pessoais e familiares, Ducrot (A classificação dos arquivos pessoais e familiares) nos ensina que a classificação e o inventário respeitarão a individualidade de cada pessoa, mas ainda assim devem ser evidenciadas as relações hierárquicas entre elas. Ou seja, Haverá um fundo (conjunto) constituído por subfundos (subconjuntos).

    Gabarito do professor: Errado