SóProvas


ID
553009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.

A organização dos documentos de valor secundário fundamenta-se na premissa de que, para o usuário, a informação contida no documento é mais importante do que o contexto que a criou.

Alternativas
Comentários


  • Valor histórico ou secundário: fundamenta-se na possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originariamente criados, quando passa a ser considerado fonte de pesquisa e informação para terceiros e para a própria administração. O documento, após perder seu valor administrativo, pode ou não adquirir valor histórico, e uma vez tendo-o adquirido, este se torna definitivo não podendo jamais serem eliminados.

    Fiquem Com o Senhor JESUS!
    =)



  • Documentos de valor secundário é aquele que já cumpriu sua finalidade, ou seja, administrativa. Essa era a função principal. Depois o documento adquiri outro valor -  o histórico. Este chame-se valor secundário, que é  a finalidade diversa daquela para qual foi criado.

    Diante disso...

    ERRADO.
  • A organização dos documentos de valor secundário fundamenta-se na premissa de que, para o usuário, a informação contida no documento é mais importante do que o contexto que a criou.

    Pessoal, vejo que o erro da questão encontra-se na inversão das afirmações
    . O valor secundário refere-se ao arquivo permanente. Esse arquivo possui o valor; histório, probatório e cultural. Já o valor primário referem-se aos arquivos correntes e intermerdiários. Esse arquivos possuem valor; administrativo, legal e fiscal. Dessa forma a assertiva correta seria:

    A organização dos documentos de valor secundário fundamenta-se na premissa de que, para o usuário,  contexto que o criou o documento é mais importante do que a  informação contida.
  • ERRADO: pelo fato que a assertiva fere o princípio fundamental da organização de documentos de valor permanente: o principio de respect des fonds ou da proveniência, Schellenberg expõe esse princípio como norteador da sistemática de arranjo, porque serve para que se conheçam a natureza e o significado dos documentos no seu contexto e circunstâncias.

    O conteúdo das peças individuais, produto de determinada atividade, apenas será plenamente inteligível quando no contexto dos demais documentos que se referem a ela.

    Ou seja, "A organização dos documentos de valor secundário fundamenta-se na premissa de que, para o usuário, a informação contida no documento associada ao seu contexto de criação é mais importante do que somente a informação (isolada) inserida no documento."

    Para compreender melhor, leia o capitulo: Sistemática de Arranjo do livro: Arquivos Permanentes: Tratamento Documental, da professora Heloísa Liberalli Bellotto.

  • O arranjo é operação técnica de organização dos arquivos permanentes. Esses arquivos são formados por documentos que já cumpriram sua finalidade administrativa (onde a informação era mais importante do que o contexto), e, portanto, servem como fontes de pesquisa e informação para pesquisadores.

    Sendo assim, esses documentos também são importantes pelo contexto de sua produção, pois muitas vezes a informação que trazem podem ser encontradas em outros locais. Esses documentos devem ser considerados, para estudos e pesquisas do usuário, tanto pela informação que trazem quanto pelo contexto de sua produção, pois este contexto é também uma informação que permite ao usuário compreender o arquivo em sua plenitude.

    Gabarito do professor: Errado