-
arranjo: Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, utilizando-se diferentes métodos, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.
arranjo estrutural: Método de organização que tem por eixo a estrutura administrativa da entidade produtora do arquivo.
arranjo funcional: Método de organização que tem por eixo as funções desempenhadas pela entidade produtora do arquivo.
Se há a definição desses 2 métodos, não podemos afirmar que não há a adoção puramente de um ou de outro.
fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
-
Classificação funcional, estrutural ou “por assunto”
A questão da opção preferencial pela classificação funcional ou estrutural é polêmica e parece muito longe de qualquer consenso. Como elementocomplicador, ambas as classificações são, com freqüência, associadas à classificação “por assunto” .
No âmbito arquivístico, o emprego do termo “assunto” gera inúmeras confusões,sendo ora entendido como “função”, ora como “tema”. Seria conveniente que o uso do termo “assunto” fosse evitado, pois se refere, mais propriamente, ao conteúdo estrito de um documento. Assim, um relatório sobre as atividades de alunos e professores de uma escola municipal nas comemorações do Dia da Brasilidade estará associado à função “desenvolvimento de atividades pedagógicas” (ou outra similar), mas poderá ser remetido a “assuntos” ou temas diversos (ensino, civismo, nacionalismo etc.).
-
Gabarito: Certo
Não existe um consenso em estabelecer a preferência pela classificação funcional ou estrutural. É um assunto bastante polêmico. Dessa forma, cabe ao profissional de arquivo examinar cada situação e decidir pelo que se apresentar como tecnicamente mais correto.
-
O arranjo no método estrutural considera a organização da instituição para organizar os documentos (setores, núcleos, divisões, departamentos, etc), enquanto o arranjo no método funcional considera a função ou atividade realizadas para organizar os documentos (auditorias, projetos, reuniões, inquéritos, estudos, etc).
Não há qualquer regra que determine a escolha por qualquer dos métodos de arranjo, devendo a escolha atender às necessidades e conveniências da instituição e do usuário. Pode até mesmo haver uma combinação entre esses métodos, ou a adoção de outros.
Gabarito do professor: Certo