-
Microfilmagem de substituição
"A microfilmagem, que é a produção de imagens fotográficas de documentos em forma muito reduzida, serve para várias finalidades. Uma delas é a preservação dos documentos de uso e manuseio constantes. Alguns microfilmes servem para preservar as informações contidas nos documentos que são eliminados, visando a racionalizar e aproveitar os espaços físicos. Essa é a microfimagem de SUBSTITUIÇÃO."
Fonte: CESGRANRIO - 2010 - IBGE
-
Existem diferentes tipos de microfilmagem:
- de substituição: em que se procede à destruição do original conservando apenas o microfilme;
- de complemento: para preservar o documento;
- de segurança: cria-se cópia do filme precavendo a perda do original.
-
Chama-se de microfilme de segurança, aquele que serve de cópia de segurança, devendo ser armazenado em local distinto daquele dos originais, de preferência em câmara de segurança. A microfilmagem de segurança é realizada com o objetivo de garantir a autenticidade da informação. Geralmente é utilizada para evitar adulterações fraudulentas no conteúdo de documentos, ou para manter a informação em caso de danos irreparáveis ao mesmo.
O microfilme de substituição serve à preservação das informações contidas em documentos que são eliminados, tendo em vista a racionalização e o aproveitamento de espaço. A microfilmagem de substituição é realizada com o objetivo de manter a informação após a eliminação do documento. Utiliza-se em documentos de valor temporário que contenham informações relevantes. Assim os documentos podem ser eliminados e a informação mantida.
Microfilmagem de complemento: realizada com o objetivo de manter no arquivo da instituição documentos que pertencem a outras instituições. Geralmente são documentos muito importantes para uma instituição e pertencem a outras nações.
Microfilmagem de preservação: realizada com o objetivo de evitar o manuseio dos documentos originais. Geralmente é utilizada em documentos muito antigos, frágeis ou parcialmente danificados, para que sejam preservados por mais tempo. Os documentos originais são armazenados sob condições favoráveis, e os usuários têm acesso somente aos microfilmes.
-
Uma outra questão muito parecida pode ajudar a responder, vejam:
-
CORRETA.
Microfilmagem por subistituição: com a devida autorização da unidade interessada, uma vez microfilmados os documentos, os originais podem, em tese, serem destruídos. Este método é utlizado para documentos que não possuem valor permanente (secundário), por razões óbvias: economia de espaço. É preservado as informações que podem ser úteis, posteriormente, para a entidade, mas o documetno em si não apresenta qualquer valor secundário que justifique sua manutenção do próprio suporte (normalmente, o papel).
Microfilmagem de preservação: o documento com valor permanente jamais será eliminado, servindo o microfilme respectivo como forma de consulta. Ex: pesquisadores interessados nas informações constantes do documento poderão acessar o microfilme, enquanto o original fica distante dos dedos gordurosos.
Felipe Petrachini
-
A microfilmagem é a técnica de reproduzir o conteúdo de um documento em um microfilme. São vários os objetivos de utilização desta técnica, inclusive a microfilmagem de substituição.
Na microfilmagem de substituição o objetivo é manter a informação acessível após a eliminação do documento original, seja para economia de espaço, seja pela própria destinação do documento, determinada em processo de avaliação.
Gabarito do professor: Certo
-
Rousseau e Couture definem os microfilmes de forma bem simples:
Microfilme de substituição: substituem os documentos que se destroem
Microfilme de conservação: utilizados para fins de consulta em lugar do documento original
Microfilme de segurança: no qual se reproduzem os documentos essenciais
Fonte: Livro Os fundamentos da disciplina arquivística