SóProvas


ID
553057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação às tecnologias aplicadas aos arquivos, julgue os itens de 82 a 91.

A Infraestrutura de Chaves Públicas no Brasil (ICP-Brasil) define procedimentos para a realização de dois serviços complementares de certificação digital com algoritmos de criptografia assimétrica: assinatura digital e criptografia de sigilo.

Alternativas
Comentários
  • A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica e de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão e de outros sistemas. Observa-se que o modelo adotado pelo Brasil foi o de certificação com raíz única, sendo que o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - Autarquia Federal) além de desempenhar o papel de Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz), também, tem o papel de credenciar e descredenciar os demais participantes da cadeia, supervisionar e fazer auditoria dos processos. 
    Compete à AC-Raiz emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das autoridades certificadoras de nível imediatamente subseqüente ao seu. 
    A AC-Raiz também está encarregada de emitir a lista de certificados digitais revogados e de fiscalizar e auditar as autoridades certificadoras, autoridades de registro e demais prestadores de serviço habilitados na ICP-Brasil. Além disso, verifica se as Autoridades Certificadoras (ACs) estão atuando em conformidade com as diretrizes e normas técnicas estabelecidas. 
  • 1.5 O que é criptografia?


    Criptografia (do grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é uma forma sistemática utilizada para esconder a informação na forma de um texto ou mensagem incompreensível. Essa codificação é executada por um programa de computador que realiza um conjunto de operações matemáticas, inserindo uma chave secreta na mensagem. O emissor do documento envia o texto cifrado, que será reprocessado pelo receptor, transformando-o, novamente, em texto legível, igual ao emitido, desde que tenha a chave correta.


    1.6. Quais são os tipos de criptografia existentes?


    Existem dois tipos de criptografia: simétrica e assimétrica. A criptografia simétrica é baseada em algoritmos que dependem de uma mesma chave, denominada chave secreta, que é usada tanto no processo de cifrar quanto no de decifrar o texto. Para a garantia da integridade da informação transmitida é imprescindível que apenas o emissor e o receptor conheçam a chave. O problema da criptografia simétrica é a necessidade de compartilhar a chave secreta com todos que precisam ler a mensagem, possibilitando a alteração do documento por qualquer das partes. A criptografia assimétrica utiliza um par de chaves diferentes entre si, que se relacionam matematicamente por meio de um algoritmo, de forma que o texto cifrado por uma chave, apenas seja decifrado pela outra do mesmo par. As duas chaves envolvidas na criptografia assimétrica são denominadas chave pública e chave privada. A chave pública pode ser conhecida pelo público em geral, enquanto que a chave privada somente deve ser de conhecimento de seu titular.


    http://www.iti.gov.br/noticias/96-perguntas-frequentes/1743-sobre-certificacao-digital

  • QUESTÃO CORRETA

    Existem dois tipos de criptografia: simétrica e assimétrica

    ASSIMETRICA - duas chaves - permite assintaura e certificação digital - 

    SIMÉTRICA - uma chave - compartilha a chave - não tem segurança - 

  • O modelo de criptografia adotado no Brasil é a assimétrica, que consiste na elaboração da cifragem com base em duas chaves, sendo uma pública e outra privada. A chave privada é utilizada para cifrar o documento (pertencendo portanto somente ao seu produtor), e a pública para decifrá-lo (pertencendo aos destinatários do documento).

    A assinatura digital é uma combinação de códigos da cifragem com o conteúdo do documento, que permite conferir a autenticidade da autoria (permite ter certeza de quem produziu o documento). A criptografia de sigilo permite "esconder" a mensagem original do documento, e sua leitura somente será possível pelos detentores da chave pública, que permite a decifragem; isso impede o conhecimento da informação por pessoas não autorizadas, em caso de extravio do documento.

    Ambos os processos são definidos e regulados pelo ICP-Brasil.

    Gabarito do professor: Certo