SóProvas


ID
5530963
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Relativamente às normas de conduta dos servidores públicos, julgue o item.


É facultado, em quaisquer hipóteses, ao servidor público delegar à pessoa estranha à repartição atribuição que seja de sua competência e responsabilidade. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º São faltas administrativas, puníveis com a pena de advertência por escrito:

    III - delegar a pessoa estranha à repartição, exceto nos casos previstos em lei, atribuição que seja de sua competência e responsabilidade ou de seus subordinados.

    Lei 8.027-90.

  • ERRADO

    É proibido e a penalidade é a advertência, segundo o Estatuto do servidores públicos civis da União.

    Mas há ''casos previstos em lei'', segundo o mesmo Estatuto.

  • A exemplo: não poderá delegar COMPETÊNCIA EXCLUSIVA

    @caiorianpereira

  • é PROIBIDO

  • A questão exige conhecimento acerca da organização da administração Pública. Sobre o tema, é errado afirmar que é facultado, em quaisquer hipóteses, ao servidor público delegar à pessoa estranha à repartição atribuição que seja de sua competência e responsabilidade. Nesse sentido, segundo a Lei nº 8.027/90, a qual dispõe sobre normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, e dá outras providências, temos que:



    Art. 3º São faltas administrativas, puníveis com a pena de advertência por escrito: [...] III - delegar a pessoa estranha à repartição, exceto nos casos previstos em lei, atribuição que seja de sua competência e responsabilidade ou de seus subordinados.



    Gabarito do professor:  Errado.

  • Por quê esta questão está em Direito Constitucional sendo que a resposta está dentro da "Lei nº 8.027/90".

    Lei 8.027/90 - Dispõe sobre normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, e dá outras providências.