SóProvas


ID
5530969
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Relativamente às normas de conduta dos servidores públicos, julgue o item.


Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe sejam afetos. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO - "Legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade" + EFICIÊNCIA pra formar o LIMPE.
  • GABARITO: CORRETO

    Os princípios expressos (LIMPE), vão nortear tanto a administração pública direta e indireta, quanto os poderes legislativo, executivo e Judiciário. Sendo os administrados obrigados a cumprirem esses princípios. Sendo eles:

    • Legalidade

    Somente poderá agir mediante previsão legal (LEI AUTORIZAR) e se a lei não autorizar? Então fica na sua, quietinho.

    • Impessoalidade

    Aqui, o ato deve sempre atender o seu fim legal, sem promoções pessoais por parte do administrador

    • Moralidade

    Próprios atos do cidadão, ligando-se a ética e moral administrativa

    • Publicidade

    dar a conhecer o ato administrativo (agir com transparência)

    • Eficiência

    Agir com destreza e rendimento profissional

  • O complicado dessas questões é que algumas bancas consideram assertivas incompletas como erradas enquanto outras bancas não
  • questão esta incompleta pois faltar EFICIÊNCIA. limpe!

  • eu até entendo que o incompleto, quando não está em desacordo com o texto da lei, não é errado, MAS para fins de prova é importante lembrar que muitas bancas entendem diferente. Então, tem que ficar ligado nesse tipo de questão.

  • A banca cespe, as vezes, considera errada o item incompleto. É importante se acostumar com a banca do seu concurso. nessa questão, embora incompleta, esses princípios estão certo, mas é conplicado saber o que a banca quer.
  • GABARITO: CERTO

    Mnemônico: LIMPE

    Esse é um dos mnemônicos de direito administrativo mais populares e antigos.

    São os princípios administrativos expressos na CF, em seu art. 37, caput:

    L = Princípio da Legalidade.

    I = Princípio da Impessoalidade.

    M = Princípio da Moralidade.

    P = Princípio da Publicidade.

    E = Princípio da Eficiência.

  • Pessoal, para saber se a questão está certa ou errado, seria necessário identificar em primeiro lugar qual lei estava sendo levada em consideração na elaboração.

    No caso, a redação se assemelha a um dispositivo da lei de improbidade administrativa. Na redação antiga (antes da revogação) constava:

    "Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. "

    Com isso, a redação antiga previa apenas o LIMP - legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, diferentemente do art. 37, caput da CF que prevê o LIMPE - legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    Levando-se em consideração a redação antiga, antes da revogação pela Lei n. 14.230/21, entendo que a questão está correta.

  • O problema não é questão estar incompleta, o problema é que têm horas que a incompleta está certa e horas, errada

  • A questão exige conhecimento acerca da organização da administração pública. Sobre o tema, é certo afirmar que os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe sejam afetos. Conforme a Lei 8.429/92, a qual dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências:



    Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos.



    Gabarito do professor: CERTO.

  • Galera, é o seguinte. Se o enunciado estiver incompleto, mas não estiver restringindo a assertiva, considere-a como correta. Caso ele limite somente a esses princípios, considere como errado. Eu tento fazer isso para ajudar a responder e, na maioria das vezes, dá certo!

    GABARITO: CERTO