SóProvas


ID
553105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens de 92 a 100, referentes a preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos.

Os fatores que mais ameaçam a preservação de acervos arquivísticos são as grandes dimensões e o crescimento contínuo, a limitação de recursos financeiros disponíveis e a carência de equipes técnicas com conhecimentos específicos.

Alternativas
Comentários
  • Pela lógica:

    A grande maiorias do documentos arquivados são produzidos em papel (suporte) o que demanda muito espaço físico para o armazenamento ou arquivo;

    Todos sabem (ou pelo menos deveriam saber) que os recursos são sempre escassos em se tratanto de órgãos públicos, que vêm tendo seus orçamentos reduzidos em várias áreas ultimamente;

    A população, não só brasileira como estrangeira, cresce continuamente, e consequentemente, aumenta o trabalho dos órgãos públicos e empresas;

    A falta de mão-de-obra qualificada é uma queixa constante em qualquer área de serviços, sejam públicos ou privados.

    Alternativa CORRETA.
  • Discordo da resposta dada à questão. Entendo que o fator que mais ameaça a preservação do acervo arquivístico é o fator humano, a exemplo do manuseio incorreto e irresponsável, seguido dos fatores biológicos, químicos, físicos etc.
  • Os acervos arquivísticos são distintos e abrangem diferentes tipos, tamanhos e formatos de registros. Os próprios registros são feitos de materiais que diferem em composição química e física e que apresentam, como resultado, diferentes características no processo de envelhecimento. Eles são armazenados em condições ambientais que afetam a velocidade e a maneira pela qual os registros se deterioram; são acondicionados em embalagens e containers de materiais diferentes e que oferecem níveis variados de proteção. Durante cada estágio de sua vida, os registros são manuseados de diversas maneiras, das mais cuidadosas às mais descuidadas. São consultados para diferentes propósitos e em diferentes graus. Tomadas em seu conjunto, estas variações explicam as condições dos acervos, que vão de intactas a deterioradas. Os fatores que mais ameaçam a preservação de registros em arquivos são o grande tamanho e o contínuo crescimento dos acervos, a limitação dos recursos financeiros disponíveis e também a carência de equipes técnicas com treinamento específico.
  • Concordo completamento com o comentário do  André Nunes  ,
    E mais, segue questão do CESPE onde ele próprio se contradiz e diz que a principal causa dos danos ocorrem pelo manuseio de funcionários.
    O CESPE é FODA!!!


    29 • Q107178 Questão resolvida por você.   Imprimir    Questão resolvida por você.     Questão muito fácil
     

    Texto associado à questão Ver texto associado à questão

    A principal causa dos danos que ocorrem nos materiais de um acervo documental é o manuseio indevido, tanto por usuários quanto por funcionários.

     

    •  Certo       Errado

    GABARITO: Certo

     
  •  

     Parabéns! Você acertou a questão!

     
     
  • Os documentos são afetados por vários fatores diferentes em sua preservação, desde o seu próprio material de constituição até as características e elementos do ambiente que o cercam.

    Os principais elementos que intervém em sua preservação são o material de que são feito, a temperatura, a umidade, a presença de microrganismos, de insetos, de roedores, a forma como são acondicionados, como são utilizados, e possíveis riscos de acidentes.

    Mas, os elementos descritos no item são apontados como os principais fatores que afetam negativamente a preservação de documentos. Esses fatores são a fonte de todos os demais elencados acima, que comprometem a conservação dos documentos.

    Gabarito do professor: Certo
  • Ganhou o prêmio do dia em subjetividade.