SóProvas


ID
5531458
Banca
Ufersa
Órgão
UFERSA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A reforma universitária, no contexto da educação brasileira, pauta-se em um discurso de regulamentação da Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDB). Contudo, o que se observa é a utilização da LDB para acobertar uma retórica da gestão governamental. Nessas circunstâncias da tendência dos preceitos neoliberais na política educacional, o foco na autonomia universitária, sinaliza como característica a:  

Alternativas
Comentários
  • O Governo entende que a efetiva implantação da autonomia garante sustentação para um modelo adequado à redefinição do relacionamento entre as universidades públicas federais e o Estado. Esta redefinição viria assim a significar, no atual estágio do desenvolvimento dessas instituições, a segurança de uma articulação institucional destinada a dar conta dos desafios de expansão do sistema público de ensino superior e de pesquisa, mantendo e desenvolvendo indicadores de qualidade e de produtividade acadêmica e científica.

    Cogita-se de um processo de implantação de autonomia plena das universidades federais a partir dos dispositivos contidos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mediante a observância das seguintes diretrizes, entre outras, possibilidade de opção pelas universidades pela ampliação de sua autonomia gerencial, orçamentária e financeira, mediante celebração de contrato.