-
Segundo a apostila do TRE BA. da VESTCON, Departamentalização Geográfica é indicada sim para o VAREJO. Mas ressalta que a eficiência pode ser melhorada se todas as atividades relacionadas com um produto forem agrupadas em uma área geografica espefífica, OU SEJA, CENTRALIZADAS.Salve me do erro!
-
É indicada para empresas de varejo e as funções de compras e finanças devem ser centralizadas.
-
A melhor forma seria a Departamentalização por produto, pois quando a empresa trabalha com vários produtos ou serviços que apresentam diferenças importantes entre si, pode ser melhor administrar cada um individualmente. Essa escolha resulta em uma estrutura organizacional em que a responsabilidade é dividida, usando o produto ou serviços como critério. Cada unidade de trabalho tem responsabilidade e autoridade sobre um grupo de operações ou sobre a totalidade das operações relativas a um produto ou serviço.
-
A centralização do departamento de compras é essencial para o aumento do poder de barganha junto aos fornecedores, garantindo preços menores aos clientes.
-
departamentalização POR PRODUTO ou SERVIÇO.
Neste tipo, as atividades são agrupadas feitas de acordo com as atividades essenciais a cada um dos produtos ou serviços da empresa. É muito usada em empresas que tem produtos diferentes e representa um volume importante. A grande vantagem é o acompanhamento dos resultados sobre o produto. Mas há desvantagens, pois pode ocorrer duplicidade de tarefas aumentando os custos e benefícios.
-
Item ERRADO
Coforme Chiavenato em Introdução à TGA
Uma das vantagens da departamentalização geográfica:
É indicada para firmas de varejo, desde que certas funções (como, por exemplo, compras ou finanças) sejam centralizadas.
-
É mais indicada para a área de produção (operações) e de vendas,
sendo pouco utilizada pela área financeira, que
nem sempre permite descentralização.
colocarei uma vantagem e uma desvantagem
Vantagens
A departamentalização geográfica apresenta as seguintes
vantagens:
1. Quando as circunstâncias externas indicam
que o sucesso da organização depende particularmente
do seu ajustamento às condições e
às necessidades locais ou regionais, a estratégia
territorial torna-se imprescindível....
Desvantagens
Dentre as desvantagens da departamentalização geográfica
estão:
1. O enfoque territorial da organização deixa em
segundo plano a coordenação tanto dos aspectos
de planejamento, execução ou controle
da organização como um todo, em face do
grau de liberdade e autonomia colocado nas
regiões ou filiais.....
-
É indicada que haja uma centralização das funções de compras e finanças
-
Uma das formas de encontrar a resposta para essa questão é imaginá-la dentro de um contexto. As Casas Bahia, por exemplo, possui armazéns em várias das principais cidades do Brasil, para antender seus clientes de maneira mais ágil. Assim, se um cliente do interior do Paraná fizer uma encomenda de um produto que não esteja disponível em sua loja não será necessário transportá-lo a partir de São Paulo e sim de um de seus armazéns em Ponta Grossa, Londrina (é só um exemplo), etc. Porém suas atividades de suporte como compras e departamento financeiro são centralizadas.
-
ERRADO
A departamentalização geográfica é especialmente indicada para empresas de varejo, desde que funções como compras ou finanças sejam descentralizadas.
Realmente, a departamentalização geográfica é indicada para empresas de varejo, mas quanto a funções compras e finanças o ideal é que sejam centralizadas. A função compras quando centralizada tem como vantagem a homogeneidade dos produtos e poder de barganha pelo volume negociado, quanto a função finanças, a principal característica seria o controle (duplicidade de esorços e custos).
-
Departamentalização geográfica é indicada para o varejo, no entanto existe a necessidade de se centralizar setores como o de compras e o de finanças.