-
Quando separadas são apenas funções adiministrativas, mas quando se integrão formam o processo adiministrativo.
-
Orçamento - São planos operacionais relacionados com dinheiro por um determinado período de tempo. Também são denominados budgets. São gráficos de dupla entrada: nas linhas estão os itens orçamentários e nas colunas os períodos de tempo, em dias, semanas, meses ou anos. No nível operacional, os orçamentos têm geralmente a extensão de um ano, correspondendo ao exercício fiscal da organização. Podem também se referir a um determinado e específico serviço ou atividade. Quando os valores financeiros e os períodos de tempo se tornam maiores, ocorre o planejamento financeiro, definido e elaborado no nível intermediário da organização. Suas dimensões e seus efeitos são mais amplos do que os orçamentos, cuja dimensão é meramente local e cuja temporaliedade é limitada.
Os fluxos de caixa (cash flow), os orçamentos departamentais de despesa, os encargos sociais referentes aos funcionários, os de reparo e manutenção de máquinas e equipamentos, os de custos diretos de produção, os de depesa de promoção e propaganda, etc...constituem exemplos de orçamento a nível operacional.
Fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato.
-
Olá,
Dentro do Planejamento Operacional temos:
* Procedimentos: São planos operacionais relacionados com métodos
* Orçamentos: Relacionados com dinheiros
* Programas: Relacionados com tempo
* Regulamento: Relacionado com o comportamento das pessoas
Abraços!
-
Item certo. (TecConcursos - Professor Ariel Sá)
Chiavenato (2003) salienta ainda que as funções do administrador que formam o processo administrativo são mais que uma seqüência cíclica, pois elas estão intimamente relacionadas em uma interação dinâmica. O processo administrativo é cíclico, dinâmico e interativo.
Lodi (1970) ressalta que as funções administrativas quando consideradas em um todo integrado formam o processo administrativo, mas quando consideradas isoladamente, o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle constituem as funções administrativas.
Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los, pois as organizações não trabalham na base da improvisação.
Por fim, os orçamentos fazem parte do planejamento operacional, conceituados como planos operacionais relacionados com os recursos financeiros dentro de um determinado período de tempo.
-
CERTA
Questão que não precisa saber de administração, simplesmente interpretativa e logica.
Foco que uma hora a gente chega lá.