Todo problema de produtividade ou insatisfação pode ser solucionado com programas de qualidade de vida no trabalho, que geram melhores desempenhos e reduzem custos, na medida em que reduzem o desperdício. Resposta: Errado.
A produtividade pode estar relacionada a um dos CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) apresentado pelo colaborador, portanto, promover um programa de qualidade de vida não poderá resolver a produtividade esperada.
Já a insatisfação pode estar relacionada aos fatores motivacionais do colaborador.
Qualidade de vida no trabalho é um índice de satisfação do colaborador no trabalho, medido a partir dos níveis de saúde e bem-estar, ambiente físico, interação social, crescimento pessoal entre outros. Também é conhecido como QVT e é essencial para a diminuição do turnover e o sucesso do negócio.
GAB ERRADO
Você pode ter a melhor Qualidade de vida no trabalho e mesmo assim possuir funcionários insatisfeitos, é o diz justamente a teoria bifatorial, vejamos:
TEORIA DOS DOIS FATORES OU BIFATORIAL DE HERZBERG
A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, portanto o nome da teoria: dois fatores ou bifatorial.
Fatores Motivacionais: Está relacionado ao Conteúdo do trabalho; de dentro para fora.
- Presença de Fatores Motivacionais --> Satisfação
- Ausência de Fatores Motivacionais --> Não-Satisfação (NEUTRO)
Fatores Higiênicos: Está relacionado ao Ambiente de Trabalho: de fora para dentro.
- Presença de Fatores Higiênicos --> Não-Insatisfação (NEUTRO)
- Ausência de Fatores Higiênicos --> Insatisfação
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)