SóProvas


ID
5534245
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

”Em um passeio numa praia do Havaí (EUA), a menina Abbie Graham, 9 anos, encontrou uma garrafa lançada ao mar há 37 anos por alunos de uma escola do Japão, como parte de um projeto de estudo das correntes marítimas.” (Tudo Bem, 17/09/2021)

Nessa pequena notícia, o segmento “como parte de um projeto de estudo das correntes marítimas” tem a função de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO DA BANCA: B.

    Típica questão da FGV, é duro ter que advinhar as coisas... marquei a alternativa A pois o segmento “como parte de um projeto de estudo das correntes marítimas” serve perfeitamente para explicar a razão pela qual a garrafa foi lançada ao mar.

  • oxe ??????

  • Essa é a famosa: quem errou, acertou. Quem acertou, errou.

  • Por qual motivo,razão ou circunstância a garrafa foi jogada no mar?Por ser parte de um projeto de estudos...

    Cadê a diversão nisso?Diversão no caso é da menina que está na praia e não de quem jogou a garrafa no mar. Whatever FGV!

  • Essa foi pra acabar

  • Em tempos da importância de campanha contra POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE, muito REPROVÁVEL o exemplo de jogar garrafas no Mar por diversão...

  • senhora FGV; eu penso o mesmo indicado na letra B sobre sua pessoa.

  • Como pode, uma banca fazer um tipo de questão dessa?

    Só o examinador da banca sabe Português, pois apenas 11% dos concurseiros acertaram a questão e eu tenho certeza que acertaram chutando. Ou seja esse tipo de questão não avalia conhecimento e sim a sorte do avaliado.

  • Banca de concurso faz piada com a nossa cara

  • Dilma Rousseff

  • A FGV te faz duvidar até do seu nome

  • que questãozinha fdp kkkkkk

  • "seriedade a uma ação que pode ser vista como diversão" parece até piada....
  • tenho certeza que o examinador da uma passadinha por aqui para ficar rindo da nossa cara.

  • realmente, o examinador fez da minha seriedade em responder questões em diversão dele.

  • Sem nexo essa resposta.

  • O gabarito oficial não faz nenhum sentido.

  • WTF, FGV?????

  • Que isso cara!

  • Diversão deve ser pro examinador vendo a gente errar tudo.

  • DIVERSÃO??

    ''Projeto de estudo'' foi a lição/dever dado aos alunos.

    FGV sem noção.

  • Típica questão "fgveniana". Não tenham dúvida de que para o Cebraspe seria correta a alternativa A. Contudo, a FGV PRIMA PELOS SENTIDOS. Não há erro na alternativa A, mas a FGV quer a relação de sentido (mesmo que não deixe isso claro. Essa é "cara" da banca).

  • Buscando entender o meu erro e a resposta do examinador, cheguei ao seguinte raciocínio.

    REESCREVENDO A FRASE, TEMOS:

    ”Em um passeio numa praia do Havaí (EUA), como parte de um projeto de estudo das correntes marítimas, a menina Abbie Graham, 9 anos, encontrou uma garrafa lançada ao mar há 37 anos por alunos de uma escola do Japão.

    Ou seja, dar seriedade a uma ação está se referindo a projeto de estudos das correntes marítimas. E que pode ser vista com diversão se refere ao passeio na praia.

  • Rapaziada o gabarito preliminar dessa questão é letra "C". até agora não entendi por que não é a letra A, sendo que o "como" é causal.

  • Fiquei entre a letra A e B. No meu ponto de vista, ambas estão corretas. Só para constar, marquei a letra A.

  • BANCA DESGRAÇA.. NUM MEDE CONHECIMENTO DE NINGUÉM!!!!

    CADÊ A DIVERSÃO?

  • Não sabia que atirar garrafas ao mar era algum tipo de hobby que as pessoas faziam por diversão. Até onde eu sei elas fazem por falta de educação, ignorância, desprezo pela natureza etc...mas por diversão nunca tinha ouvido falar kkkk

  • A diversão é o fato de a 37 anos atrás os alunos fizeram um projeto de estudo das correntes marítimas, as mesmas que levaram a garrafa até o Havaí...

  •  “como parte de um projeto de estudo das correntes marítimas” tem a função de:

    A: explicar o porquê de a garrafa ter sido atirada ao mar;

    Sabemos que a garrafa foi atirada ao mar como parte de um estudo, mas o porquê não sabemos. Ela faz parte de um projeto, mas por que foi lançada? calcular quanto tempo chegaria em terra? sua degradação? não sabemos o motivo só sabemos que ela faz parte de um projeto.

    B: dar seriedade a uma ação que pode ser vista como diversão;

    Muitas pessoas jogam lixo no meio ambiente por "diversão"/porquice, lançar uma garrafa ao mar para fins de estudos é dar seriedade a algo que corriqueiramente as pessoas fazem por "diversão"/porquice.

  • Eu sei que a esmagadora maioria marcou a letra "A", mas o "como" só é usado com sentido de causa no início de frases, o que não é o caso. Obviamente, isso não exclui o fato de essa questão ser no mínimo estranha.

  • Não da pra entender essa banca !!

  • Pior banca em relação a português.

  • Ainda faz a lusao a jogar lixo no mar.

  • O CAMINHO É ESSE -> MÉTODO CIENTÍFICO

    O método começa com a observação por parte do cientista, ele detecta algo a ser investigado (fenômeno físico ou químico) e parte para a problematização, o porquê do acontecimento. Surge então uma hipótese (uma resposta) para o fenômeno, esta deve ser embasada em ciência de qualidade. Se a hipótese for aprovada pela comissão julgadora (formada por cientistas) ela se transforma em lei, como ocorreu com a lei de Lavoisier.

    PROCUREM POR MÉTODO CIENTÍFICO. ELE TEM ETAPAS OBSERVAÇÃO, QUESTIONAMENTO, FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE, REALIZAÇÃO DA DEDUÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO,CONCLUSÃO E DIVUGAÇÃO.

    SÓ MOSTRANDO O CAMINHO PRA RESOLVER ESSA QUESTÃO.

    NÃO ESTOU EXPLICANDO NADA. SE ALGUÉM QUISER EXPLICAR DE ACORDO COM ESSE CONHECIMENTO... FIQUE A VONTADE KKK

  • Será que o erro da alternativa A está no verbo "ATIRADA" e no notícia "LANÇADA"? Se for, eu errei.

    A FGV sendo FGV!

  • EM MATÉRIA DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, NÓS CONCURSEIROS, TEMOS QUE SER ADIVINHOS E NÃO OBJETIVOS NAS RESPOSTAS PARA AS BANCAS. ELAS INTERPRETAM O TEXTO DO JEITO QUE QUEREM E NÃO DO JEITO QUE É ! PARECE ATÉ UMA SUPREMA CORTE QUE EU CONHEÇO INTERPRETANDO A CONSTITUIÇÃO.

  • Dizer que o lançamento da garrafa fez parte de um estudo não justifica o porquê do lançamento.

  • A FGV que deveria fazer a peneira do Flamengo, pois ela aprova quem CHUTA melhor!

  • Cadê o Ivan pra safar essa? rsrs

  • Não tem nenhum pressuposto que me leve a inferir ser a alternativa B a resposta...

  • geralmente as respostas da FGV, sao aquelas que nao tem nada haver ...kkkkk

  • Claro que o gabarito está correto. Esse final de semana vou à um churrasco, no final, vou pegar todas às garrafas e vou jogar no mar para me divertir com meu filho de 9 anos . Obg FGV por apoiar minha diversão

    #meioambientequelute

  • Subjetividade numa questão objetiva. Isso só a FGV faz por você!

  • essa questão quem sabe se o prof. Xavier dos Xmam acertaria ta loco

  • essa questão eles cagaram na mão e atiraram na tua cara kkk

  • essa questão eles cagaram na mão e atiraram na tua cara kkk

  • doa a quem doer, no caso eu, não anularam!

  • Tentando achar coesão na letra B. Eu só pensaria nesse gabarito se fosse alguém explicando para a menina,"que estava passeando" de uma ação séria vindo dos alunos do Japão em jogar a garrafa para ela seria apenas diversão, já que ela só tem 9 anos.

    Ah me ferrei tbm como o povo e fui d e Letra A.

  • Fgv fumou uma maconha estragada pra fazer essa questão !!!! Aff

  • A- explicar o porquê (NAO EXPLICAR) de a garrafa ter sido atirada ao mar;

    B- dar seriedade a uma ação que pode ser vista como diversão ( A GARRAFA FOI JOGADA COM UM OBJETIVO, ANALISAR AS CORRENTES MARITIMAS);

  • Eu entendi o seguinte : "encontrou uma garrafa lançada ao mar há 37 anos por alunos de uma escola do Japão" esse trecho poderia sim ser visto como uma "brincadeira de criança, diversão dos alunos" mas quando vem o segundo o trecho: "como parte de um projeto de estudo das correntes marítimas" , demonstra que eles jogaram a garrafa com uma finalidade, devido ao projeto que estariam fazendo e não por jogar de brincadeira, o que normalmente os alunos fazem quando se reúnem( brincam, fazem bagunça), tudo bem que " os alunos" ficou muito subjetivo, pode ser alunos crianças ou alunos mais velhos também, mas vindo da FGV todo cuidado é pouco.

    Bom, eu tive esse pensamento!

  • que maconha foi essa?

  • Impossível acertar essa questão.

  • atirar uma garrafa no mar é vandalismo, não diversão !

  • marquei A. acredito que a B seja extrapolação.

  • Eu também marquei a letra A, mas acredito que seja incorreta pelo fato de não haver demonstrativos de frase explicativa (pois, porque etc). A que sobraria seria a letra B.

  • Essa questão é tão absurda que é caso de Mandado de Segurança pra quem ficou de fora por 1 item. Tem que levar esses idiotas da FGV pra justiça. É isso que merecem.

  • Esta questão é ridícula, creio que todos concordam que a letra A seria a mais cabível entre todas. Pois jogar uma garrafa ao mar por diversão é crime ambiental e não diversão, menos mal seria se fosso por estudo, mas mesmo assim como a pessoa que jogou a garrafa saberia o fim dela!!!!

  • Em um passeio numa praia do Havaí (EUA) = ideia de diversão do autor do texto

    como parte de um projeto de estudo das correntes marítimas = trás ideia de seriedade.

    Continuo pensando ser a letra A

  • Impossível gabaritar português na banca deles por isso, mano. Incrível.
  • A FGV tem suas próprias normas gramaticais.

  • estou desanimado com esta banca ,português não dá, so vou prestar prova pro meu concurso porque ja paguei. Não tenho QI pra enfrentar umas viagens destas não

  • FGV, sem alma, sem coração. Faz questões apenas para alimentar seu ego

  • ISSO É UM ABSURDO!!!!

  • Horrível, responder as questões de português dessa banca! Vc ler, reler e no fim erra.

  • SER VISTA COMO DIVERSAO?

    TA DE BRINCADEIRA NE

  • Quer? como assim? Diversão? kkkkkkkkkkkkkk essa FGV, só Jesus na causa..

  • Olha essa banca velho...

  • Será que as questões de RLM cobram de fato o português? Porque as de português são de RLM. Na verdade "ilógicos". kkkk

  • NEM OS PROFESSORES SE ARRISCAM A DAR UM GABARITO COMENTADO

  • Jogar uma garrafa ao mar seria diversão?

  • Que viajem é essa??

  • meu Deusss que banca lixo é essa

  • ESSA BANCA FUMA MUITA MACONHA, OU SEJA , VARIOS TIPOS DE DROGAS!!!

  • Entendi da seguinte forma: A informação de que a garrafa foi lançada ao mar há 37 anos por alunos de uma escola do Japão é muito precisa, levando a inferir que havia alguma informação nesse objeto. De fato, há pessoas que lançam garrafa no mar por diversão, contendo frases/declarações, nomes (Jackie Chan faz isso em uma cena de um filme que não recordo o nome)... Justamente por isso, com o objtivo de dar seriedade a uma ação que pode ser vista como diversão, foi inserido o fragmento.

    Aí vocês perguntam: mas o fragmento não é explicativo? Resposta: sim. Ocorre que a principal função do fragmento realmente é dar seriedade ao ato de lançar garrafas ao mar, o que se sobrepõe a função meramente explicativa.

    Confesso: Questão extremamente difícil! Quem acertou, parabéns! Eu errei... kkk

  • Como assim letra B?? Sem noção

  • É por essa que desanima fazer questões de português pela FGV, quando você acha que está entendendo vem uma questão NADA A VER como essa e te derruba. Prefiro aceitar que todos irão errar essas questão, pois não faz sentido algum ter uma resposta como essa. Também marquei a alternativa A da mesma forma que a maioria marcou.

  • Despois de muito tempo fazendo somente questões cespe, vim fazer prova FGV, com "Medinho" da fama de FGV fazer questões difíceis de português.

    Essa prova não é difícil, ela é mal feita mesmo. Nada tem lógica

  • A resposta usa um termo conotativo, pode ser visto como uma brincadeira, de fato se olharmos para trás, poderia ser apenas uma brincadeira de alunos jogando uma garrafa ao mar.
  • Da série: " A importância da menstruação da baleia azul no mar vermelho..." Rapazzzzzzzzzz!

  • Sério isso???

  • quem não está se divertindo sou eu

  • Não é B, nem aqui e nem no Japão onde a garrafa foi jogada e, não simplesmente por desleixo, mas isso foi feito, como parte de um projeto de estudo das correntes marítimas.

    Só pode ser letra A

    Banca maldita.

  • A resposta correta apresenta uma justificativa muito subjetiva, a letra A é mais objetiva, o aposto oracional explica o motivo de a garrafa ter sido lançada ao mar, independente do que o leitor possa ter interpretado antes. A letra B refere-se a uma possibilidade de interpretação apenas.

  • Respondi a questão tendo o seguinte entendimento, passeio normalmente é um momento de diversão,uma criança encontrar qualquer coisa é sempre uma ''alegria'', então uma garrafa não seria diferente, logo o texto da questão com a explicação, trás o entendimento do porque da garrafa estar ali, dando seriedade ao ocorrido, e mostrando que aquilo (a garrafa) não era apenas um momento de diversão. Posso estar equivocada? Posso! Mas, com esse entendimento acertei a questão.

  • Ai, FGV, vc faz meus olhos doerem ...

  • dá onde que jogar garrafa no mar é divertido ? gente sem noção

  • Questão 6: “Em um passeio numa praia do Havaí (EUA)…”

    Resposta: (A) https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-extraoficial-tj-ro/

    Questão 06 – B (Prof. Bruno Pilastre)

    Optamos pela alternativa (B) (em oposição à alternativa (A), potencialmente certa) pelo critério de especificidade. Na alternativa em (B), consideramos que a função precípua do segmento é explicar, de modo detalhado (no sentido de “dar seriedade a uma ação que pode ser vista como diversão”), o contexto em que a garrafa foi lançada ao mar há 37 anos por alunos de uma escola do Japão. https://blog.grancursosonline.com.br/gabarito-tj-ro-extraoficial/#portuguesa

  • Acredito que a alternativa B "dar seriedade a uma ação que pode ser vista como diversão"

    Ação = Poluir o mar (a garrafa somente ter sido encontrada 37 anos depois)

    Diversão = fazer uma espécie "cápsula do tempo".

  • Examinador joga garrafas no mar e acha divertido.

  • Não dá pra fazer uma prova da FGV sóbrio.

  • Oh oh the misery

    Everybody wants to be my enemy

    Gab. B (e marquei a A por ser a mais coerente com a explicação dessa tal "brincadeira")

  • QUEM MARCOU A LETRA '' A '' PODERIA TER ACERTADO TAMBÉM.

  • Uma questão dessa desanima a gente, banca do capeta
  • Comprar um saco de ''venta'' de palhaço, para colocar uma sempre que vier responder questões de português da FGV aqui. Acho que irei me sentir melhor.

  • Examinador estava fumado, só pode.Gzuizz

  • Tem que ch3ir4r alguma coisa antes de responder a essas questões de português da FGV

  • FGV sendo FGV

  • É tão nítida que a resposta correta é a alternativa A

    vejamos: Por que a garrafa foi lançada ao mar? Porque(explicação) era parte de um projeto de estudo das correntes marítimas. O "como! é facilmente substituído pela conjunção explicativa.

    @veia.policial

  • Faz sentido a resposta ser a alternativa B.

    Mas, é nítido e claro que a alternativa certa é a A.

    FGV sua miserável.

  • FGV fazendo "FGEVISSE"!

  • Se não mudou o gabarito, é jogo de carta marcada quem acertou!

  • CMO ASSIM MANO? QUE BIZARRISSE É ESSA. PQ A "A" ESTA ERRADA?

  • Pra mim não é medir conhecimento o que essa banca faz com o candidato, não é peguinha que ela faz em suas questões, pra mim é humilhar quem estuda de verdade, parece que pra passar em suas provas não precisa saber da matéria, precisa ser um guru, mais fácil acertar números da mega sena, que acertar o item certo.

  • QUE DIABO DE DIVERSÃO O QUE, afffff

  • Quero mesmo um argumento convincente para que a resposta não seja a alternativa A...

  • A letra A está errada, porque o aposto não tem a função de explicar o porquê da garrafa ter sido atirada. O aposto serviu apenas para acrescentar um informação adicional ao texto. Faça a seguinte pergunta: “é possível, por meio da leitura do texto, saber qual foi o motivo da garrafa ter sido jogada no mar? Qual foi a finalidade? Foi pra saber se ela boiava?”. Essas informações não estão no texto, logo a letra A está errada.

    A letra B é o gabarito, porque essa prática de jogar garrafas, por alunos, pode ser vista como uma diversão escolar, mesmo sendo um projeto ou alguma atividade.

  • É extremamente desestimulador estudar Português da FGV, respondemos às questões constantemente duvidando do nosso conhecimento, acabamos olhando mais pra subjetividade da banca. É um jogo mental com os concursandos.

  • Fiquei entre a A e a B. Quase fui na A, mas aí eu pensei "a FGV adora dar uma viajada", e fui na B. Tô percebendo que interpretação da FGV sempre vai ter mais de uma que pode estar certa, mas aí você tem que ver a que está "mais certa", e pelo visto, normalmente, é a mais "viajada", a mais aprofundada, quase extrapolação.

    Enfim, espero ser verdade essa de que com o tempo a gente pega o jeito dessa banca maldita kkkkk

  • FGV, apenas FGV...

  • A gente marca de acordo com o gramática, e vem a FGV e brinca com a nossa cara

  • Questão típica desta banca escrot4, ou seja, de interpretação com 2, 3, 4 ou todas as opções corretas. Apesar disso, acertaria na prova. Pensei no seguinte: dizer q é um projeto de estudos marítimos, já q o simples fato de jogar garrafas ao mar pode até mesmo ser mal interpretado (por exemplo, jogar lixo ao mar, suja o meio ambiente). Enfim, fgv = bilhete premiado.

  • Até quando seremos obrigados a engolir isso?

  • O mais divertido é ver os "professores de prova pronta" fazendo uma ginástica mental para defender a banca kkkkk

  • Deu inveja da garrafa.

  • Indignada com uma questão dessa. Indignadaaaaaa

  • nunca vi ninguem ir em um passeio com seriedade kkkkk tmnc

    marquei a "A" raiva

  • As questões de interpretação dessa banca beiram a criminalidade

  • Pro resto da vida vou marcar a letra A!

  • 77,94% erraram essa questão e tem concurseiro aqui nos comentários justificando que a letra A está errada e que a letra B é realmente a resposta correta.

  • Em 25/11/21 às 07:28, você respondeu a opção A.

    Você errou!

    Em 18/01/22 às 06:59, você respondeu a opção B.

    Você acertou!

  • Queria saber o que adianta ficar reclamando da banca aqui.

    Gente, vamos tentar descobrir a lógica da FGV ou pedir comentário de professor aqui.

    A professora Adriana Figueiredo sempre fala a respeito da FGV.

  • Só malabarismo pra tentar justificar o injustificável

  • Não consigo pensar em outra justificativa, se não a de: ''alguém deve ser privilegiado com essas questões''....

  • Eles fazem essas questões pra ninguém gabaritar português, só pode ser!
  • VEI, TA DE SACANAGEEEM

  • Alguém sabe o nome (quem é) do examinador que elabora essas questões ?

  • Pelo amor de Deus.

  • sinto cheiro de fraude

  • CADÊ O GABARITO COMENTAAAADO??????????

  • fgv minha filha vc precisa de um psiquiatra...

  • O vídeo comentado pela professora Isabel Veiga é excelente pra entender a questão: em suma, ela concorda que podem ser consideradas como corretas as alternativas A e B porque são ideias complementares do raciocínio do fragmento do texto. Porém, como não resta outra saída a não ser pela eliminação, considerou a letra B "como mais correta" imaginando que a "seriedade da ação" adotada poderia resguardar o jornalista que escreveu a notícia de outras interpretações - como por exemplo que a garrafa poderia ter sido jogada no mar com intuito de brincadeira ou como uma ação prejudicial de poluir o meio ambiente, e também pelo perfil da banca.

    No mais, terminou o vídeo com a frase "Durma-se com um barulho desse" rs

    Sem mais ...

    Bons estudos :)

  • Na época que teve a Olimpíada de Sydney, fui assistir uma palestra do presidente da empresa que eu trabalhava. Dias antes, uma Colombiana chamada María Urrutia, havia ganho uma medalha de ouro no halterofilismo. Além de ter sido uma grande surpresa, também foi um marco para a modalidade da América do Sul.

    Na palestra, o presidente citou essa conquista e disse que foi uma Mexicana que ganhou, foi prontamente corrigido por um dos ouvintes. O presidente respondeu fulminantemente: "foi uma Mexicana, porque EU ESTAVA LÁ".

    Essa questão lembrou-me essa palestra. Você está certo, porém quem tem o "poder" afirma que você está errado.

    Acho que é mais ou menos isso!

  • Não sou de ficar reclamando de questão, mas essa é MUITO absurda, meu Deus...

  • Só por deus...

  • Eu queria entender por que diabos a letra A tá errada.

    Se alguém entendeu essa quesstão e acertou, por favor explique como você fez pra chegar a conclusão que é a letra B.

    Eu ficarei muito grato!

  • Agora imagina vc ter que fazer uma análise dessa na hora da prova, com o nervosismo e a pressão, lá se vão vinte minutos em uma só questão. complica, mas infelizmente a gente tem que se adaptar a essas loucuras das bancas.

  • Que questão difícil!!Nossa

  • Pior de tudo é ver a professora tentando passar pano pra banca kkkkk

  • Como não é a letra A. Só quem está se divertindo é a FGV rindo da nossa cara

  • Meu consolo, a maioria respondeu a letra A, então estamos na mesma linha de interpretação.

  • Inacreditável, é muita falta de respeito com os alunos.

    Essas questões deveriam virar caso de justiça real.

  • errei, poxa FGV,
  • A B só poderia estar certa se não houvesse a alternativa A. Mesmo assim só estaria certa por ser a menos errada kkkkkkk to ficando maluco já.

  • Rapaz a que faz sentido é a letra A

    esse gabarito da FGV sei nao viu

  • a gente tem q adivinhar qual alternativa a Banca acha que tá correta

  • é absurdo uma questão dessa não sofrer anulação.... mostra que bancas assim merecem ser fiscalizadas severamente ou até mesmo banidas

  • Qual o erro da alternativa A? Para mim a motivação está clara ao afirmar que a garrafa foi atirada ao mar para estudar as correntes marítimas

  • O senhor agostinho achou que alguém acha divertido encontrar uma garrafa velha... ok

    Pelo visto pra acertar as questões vc precisa conhecer esse senhor....

  • A Mestre, Isabel Vega, foi brilhante em explicar gabarito, tão “FGV”.
  • "Através de um passeio" = diversão/em um momento descontraído/lazer "Parte de um projeto de estudos" = trás a seriedade por trás da garrafa que ela encontrou em um momento de diversão. Também é preciso interpretar as informações.
  • A alternativa correta é extrapolação pura!

  • Subjetividade é só o que tem nessas questões da FGV, pelo amor de Deus.
  • LOL a B é a única alternativa coerente. A notícia explica o fato dos alunos estarem na praia e terem achado a garrafa, dá uma seriedade ao fato, já que eles não estão lá para se divertir (Fazendo bonequinhos de areia), mas para executar um projeto de estudos sobre correntes marítimas.

    A) A garrafa foi lançada há 37 anos, ninguém sabe quem lançou, nem a motivação de ter feito isso, provavelmente quem lançou nem existe mais! Em nenhum momento a notícia cita isso.

    C) É impossível estabelecer qualquer relação de desenvolvimento na área de educação com o fato de estarem fazendo um estudo sobre ondas marítimas e achar uma garrafa lançada há 37 anos.

    D) Mesma explicação da A. Quem lançou provavelmente nem existe mais.

    E) Apenas citou o projeto, e o feito durante a execução do projeto (achar uma garrafa lançada há 37 anos). Em nenhum momento fala sobre resultado do estudo.

  • GAB.: B

    • Meteu essa FGV?, nem eu entendi, até por que conjunção "como" indica a ideia de se explicar o porquê
    • deve ser por causa do jornal
  • Gente, ao contrário do que muitos estão falando, entendi a que a expressão "como parte de um projeto de estudo das correntes marítimas" foi como a menina achou a garrafa. Ela não estava apenas na praia brincando e sem querer achou. Na verdade ela estava fazendo um projeto de estudos das correntes marítimas. Por isso que a letra B é correta: para frisar que não foi achado por uma simples brincadeira da menina, que teve um estudo por trás.

  • ah que lindo! agora jogar objetos no mar é diversão... =)

  • para mim, todas as alternativas cabem. o jeito é fazer TODAS as qst da FGV para conseguir algum resultado decente lá pelas tantas...

  • fgv sempre destruindo meus sonhos

  • Inacreditável. Alguém precisa parar a FGV. Uma coisa é cobrar questão difícil, outra é ficar de sacanagem com que paga pela existência da instituição.

  • Não entendi, a resposta certa não é a letra A?

    E que diabo de pergunta sem sentido foi essa?

  • que prova lixo.

  • Bom o comentário do professor do Qconcursos... Ah é, não tem! Pagamos por um serviço que não recebemos.
  • Ah, vá a merd4
  • Questão ridícula, assim como tantas dessa banca. Essa banca que deveria ser eliminada dos concursos e não a gente que tem que passar por ela.

  • Verdade FGV, se a frase não explicasse a razão pela qual a garrafa foi parar ali, "todos nós achariamos que os alunos jogaram na água por pura diversão"!

  • MAIS PERDIDO QUE FDP NO DIA DOS PAIS...QUE QUESTÃO É ESSA??

  • Gente???

  • duvida cruel entre A e B

    Cara, as duas podem estar certas a depender da real intenção do autor.

    partindo de dois pontos:

    1º em relação a Abbie Graham que estava "Em um passeio", justificativa da banca, e por isso, necessitaria dar seriedade a uma ação que pode ser vista como diversão. "B" Gabarito

    ou

    2º em relação aos estudantes japoneses que jogaram as garrafas ao mar como parte de um projeto de estudo das correntes marítimas "A"

    enfim, duas respostas possíveis, normal da nossa FGV

    cobrar ambiguidade em um texto minúsculo desse é sakanagem.

  • Q6- ”Em um passeio numa praia do Havaí (EUA), a menina Abbie Graham, 9 anos, encontrou uma garrafa lançada ao mar há 37 anos por alunos de uma escola do Japão, como parte de um projeto de estudo das correntes marítimas.” (Tudo Bem, 17/09/2021)

    Nessa pequena notícia, o segmento “como parte de um projeto de estudo das correntes marítimas” tem a função de:

    Alternativas

    Comentário Prof. QC:  ao falar que a criança encontrou uma garrafa no mar lançada por alunos de uma escola do Japão há 37 anos, a notícia poderia acabar aí. Entretanto, com o acréscimo de “como parte de um projeto de estudo das correntes marítimas” trouxe o motivo pelo qual as garrafas foram lançadas no mar pelos alunos japoneses, assim, a letra A poderia ser facilmente o gabarito da questão. Todavia, pensando como o jornalista que escreveu a notícia, se ele omitisse os termos finais poderia haver uma interpretação de que os alunos japoneses lançaram ao mar a garrafa por pura diversão e até mesmo ser encarado como uma atitude de poluição ao meio ambiente, desse modo, visando se resguardar de tais interpretações, ele coloca a parte final para deixar claro que as garrafas foram lançadas ao mar por uma razão séria, ou seja, para fins de estudo. Desse modo, a letra B está mais correta, apesar de que A e B poderiam ser complementares e não há erro na A.

    A-    explicar o porquê de a garrafa ter sido atirada ao mar;

    B-     dar seriedade a uma ação que pode ser vista como diversão;

  • Dar seriedade ao momento de lazer .Pois ele inicia falando da garota em férias e depois de uma descoberta cientifica que a menina de 9 anos faz.

  • A Dilma diria: Ninguém vai acertar e ninguém vai errar, todo mundo vai acertar e todo mundo vai errar.
  • Alguém precisa fazer alguma coisa, interditem esse examinar doente e lunático, processem essa banca maluca, VOCES ESTÃO VENDO ISSO E NAO FALAM NADA!

  • Eu nem estou acreditando que estou conseguindo entender esse tipo de questão da FGV.

    QUE ORGULHO DE MIM MESMA !!!!

  • ”Em um passeio numa praia do Havaí (EUA), a menina Abbie Graham, 9 anos, encontrou uma garrafa lançada ao mar há 37 anos por alunos de uma escola do Japão, como parte de um projeto de estudo das correntes marítimas.”

    gente, essa frase não é ambígua?

    quem participava de um projeto de estudo? a menina ou os alunos da escola do Japão?! HELP!

  • O MP tem que mover uma ação contra a FGV. Sério mesmo. Isso aí não n é catedrático. É vadiagem! Parece pegadinha! Concurso é coisa séria, envolve saúde, dinheiro... Não dá pra ficar brindando com o sonho dks outros!

  • Se você acertou, estude mais!

  • Patético.

  • Caros, colegas eu me sentia assim há uns 10 meses, quando resolvia as questões de português da FGV, não via lógica. Desde então, percebi que deveria fazer algo de diferente, só fazer o básico não estava funcionando. Então, conversando com um amigo que quase fechava as provas de português da FGV, disse-me para fazer um caderno de predileção de assuntos mais cobrados pela banca, colocando a questão do assunto com a explicação e um bizú ou outra sobre a forma de cobrar determinado assunto, tendências etc... e

    E assim e o fiz durante esses 10 meses. Advinha? Hoje, estou indo muito bem nas provas de português, acertando em média 85% da matéria. Nem acredito as vezes, no começo parecia impossível!

    E, recentemente, fui aprovado na PM-AM e estou entre os 250 primeiros colocados em um concurso que contou com mais de 88 mil candidatos. A banca foi a FGV, e mais uma vez fiz 90% da prova de português, e foi o que melhorou muito minha colocação em relação aos demais concorrentes. ESTOU REALIZANDO UM SONHO!

    ALGUMAS OBSERVAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER:

    1º Raramente você conseguirá gabaritar uma prova de português da FGV, de um total de 20, acertar 18, 17 você já estará na frente de muitos candidatos, e outra, não precisa gabaritar a prova para passar, mas tirar mais pontos que seu concorrente.

    2º A FGV tem um entendimento de português só dela, aceite!

    3º Para você ir bem, agora é minha opinião, você deve ter uma base na matéria, mas 80% é resolução de questões da banca no nível do seu concurso, superior, médio ou fundamental, acredite faz diferença.

    4º Não precisa ser um gênio em português, eu mesmo cheio de erros nesse post não sou, mas melhorei bastante!

    Por fim, estarei disponibilizando esse caderno: Contato Whats (69 99308-7327)

    Acredite, vale muito a pena, nesse caderno há bizús, assuntos mais cobrados, questões autoexplicativas juntadas ao longo de 10 meses de resoluções de questões específicas da FGV na matéria de português.

    ACREDITE NOS SEUS SONHOS!

  • Em 23/03/22 às 17:17, você respondeu a opção A!

    Você errou!

    Em 14/03/22 às 10:48, você respondeu a opção D.!

    Você errou!

  • Nessa banca se passa pela sorte, apenas.

  • Totalmente sem nexo essa resposta, FGV não colabora com nada, tem que adivinhar o pensamento de quem elaborou a questão.

    Concurseiro não tem um dia de paz :(.

  • Já vi que essa banca não é nada justa.

    Coloca mais de um gabarito.

    Esse examinador que faz as questões deve estar se vingando de algo, pois não é possível

  • força barra . Ninguém joga lixo (garrafa) no mar ou chão para se DIVERTIR e sim por preguiça/falta de educação.

    Forçar uma possibilidade de uma garrafa jogada no mar como ato de diversão putz foi demais pra minha cabeça.

  • gab B

    Concurseiro, a questão não quer saber de visão globalista, ela quer te fazer enteder que uma atividade praticada há um tempo atrás, como citado no texto, trazia para as pessoas daquela época uma diversão, por na cabeça delas, outras pessoas iriam achar a tal garrafa depois de anos e se impressionaram com o conteúdo do objeto encontrado.

    Na visão moderna essa atividade, sim seria vista como um lixo!

  • Eu desejo a você examinador, no mais profundo do meu âmago, que abra o congelador procurando sorvete e encontre feijão !