SóProvas


ID
5534275
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Neste mês, os incêndios florestais aumentaram de forma significativa em praticamente toda Minas Gerais, com o forte calor e a vegetação seca dificultando o combate e favorecendo a expansão das chamas. Mas, nesse período, um antigo problema decorrente da longa estiagem também se agravou: a falta de água para o abastecimento humano.
Sem chuva há seis meses em Francisco Sá, no Norte de Minas, uma lagoa que tinha mais de um hectare de lâmina d'água foi reduzida a uma poça de lama.
O flagelo da seca se soma aos impactos da crise gerada pela pandemia da Covid-19, com redução da renda no campo devido à interrupção das feiras livres, que serviam como opção de venda da pequena produção da agricultura familiar.” (Estado de Minas, Luiz Ribeiro 20/09/2021)

Considerando ser essa uma notícia de jornal, há uma série de problemas citados nos parágrafos do texto, mas o mais relevante deles é:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÕES DA FGV: ATENÇÃO AO ENUNCIADO!!

    Considerando ser essa uma notícia de jornal, há uma série de problemas citados nos parágrafos do texto, mas o mais relevante deles é:

    “Neste mês, os incêndios florestais aumentaram de forma significativa em praticamente toda Minas Gerais, com o forte calor e a vegetação seca dificultando o combate e favorecendo a expansão das chamas. Mas, nesse período, um antigo problema decorrente da longa estiagem também se agravou: a falta de água para o abastecimento humano.

    A conjunção MAS (adversativa) quebrou a importância dos incêndios florestais, trazendo como suprassumo a FALTA DE ÁGUA como motivador dos problemas que o escritor conta a seguir.

    Gabarito: D

  • Discordo do gabarito. Apesar da oposição entre os períodos, conforme citado pelo amigo acima, o texto deixa claro que o problema dos incêndios está em quase TODA MINAS GERAIS, enquanto o abastecimento está sendo enfatizado por um caso de uma cidade em específico. Pode-se inferir que atinge mais do que essa cidade? Sim! O texto deixa expresso isso? Não! Porém, esta claro que o incêndio está em todo o Estado. Não consigo aceitar essa resposta.

  • A falta de água está ligada a todas as problemáticas apresentadas nas referidas alternativas.

    Falta de água gera: A) Dificuldade de combater as chamas, B) diminuição das lagoas em poço de lama, C) expansão dos incêndios, E) redução da renda no campo, LOGO, a mais RELEVANTE é a falta de ÁGUA p/ o abastecimento.

    GAB LETRA D

  • É notável que a falta de água é o principal foco que ocasiona os demais problemas.

  • PC RJ força e fé

  • D = ACREDITO QUE O MAIS RELEVANTE ENTRE; DIFICULDADE DE COMBATER O INCÊNDIO ,E A FALTA DE ÁGUA PARA O ABASTECIMENTO HUMANO O MAIS IMPORTANTE É - A FALTA DE ÁGUA PARA O ABASTECIMENTO HUMANO

  • " Mas, nesse período, um antigo problema decorrente da longa estiagem também se agravou: a falta de água para o abastecimento humano."

  • GAB. D

    QUAL SERIA O PROBLEMA MAIS COMPLICADO?

    Assim raciocinei:

    ''Sem chuva há seis meses em Francisco Sá...''

    ''Neste mês...''

  • O PROBLEMA MAIS RELEVANTE É A LONGA ESTIAGEM, MAS NAO TINHA ESSA OPÇAO!!!!

  • Letra D

    (...) Mas, nesse período, um antigo problema decorrente da longa estiagem também se agravou: a falta de água para o abastecimento humano.

  • " para não zerar " parem de ser idiotas, há pessoas que tem dificuldade para aprender .
  • Pela lógica é a falta de água para o abastecimento, pois ninguém vive sem água.

  • se a lagoa tivesse água não faltaria para o abastecimento.

    logo essa e mais importante.

  • Eu só não entendi onde que fala que é o PROBLEMA DE MAIOR RELEVÂNCIA. pela minha leitura do texto, não há gradação nem hierarquização entre incendio, seca, estiagem e redução da renda.

  • considerei que o texto cita inicialmente os incêndios, mas em seguida coloca "Mas, nesse período, um antigo problema decorrente da longa estiagem também se agravou: a falta de água para o abastecimento humano."

    ainda assim, não peguei a manha da banca para definir o mais relevante

  • Gabarito D.

    Observe que o autor menciona vários problemas que estavam acontecendo. Mas, porém, contudo, no entanto, todavia (não bastasse), um problema pior surgiu, em consequência dos problemas anteriores. Nesse período, um antigo problema decorrente da longa estiagem também se agravou: a falta de água para o abastecimento humano.

  • O MAS sempre introduz o argumento mais forte.

    Gabarito; D

  • ah, essa questão é mero ponto de vista, se eu penar assim,

    Todos os critérios :

    incêndios

    estiagens

    pandemia

    levam a uma só conclusão, a quebra da renda.

    Não seria a seca somente um destes itens condutores?

    tenho que fazer 100000000.0000000.000000.000000 para entender essa banca.

  • Gabarito D: Falta de água

  • Sem água não da pra combater o incêndio, fica sem abastecimento e ainda prejudica a produção!

  • É sério se vocês souberem como eu acertei essa questão, ia ser um mar de gargalhadas kkkk kkkk

  • Letra D.

    1. incêndios florestais (forte calor e a vegetação seca dificultando o combate e favorecendo a expansão das chamas) = flagelo da seca
    2. longa estiagem --> falta de água para o abastecimento humano. = flagelo da seca
    3. uma lagoa foi reduzida a uma poça de lama. = flagelo da seca
    4. impactos da crise gerada pela pandemia da Covid-19 -->, com redução da renda no campo. se soma ao flagelo da seca

    Qual o mais relevante?

    A falta de água que causa:

    1. a vegetação seca;
    2. dificuldade em combater incêndios;
    3. a redução da lagoa.

    Ter água significa (em regra) que:

    1. os humanos vão estar abastecidos;
    2. a vegetação vai ter mais umidade e dificultará a expansão das chamas.
    3. a lagoa não vai secar.
  • Eu amo quando a FGV não inventa moda
  • Pão, Pão. Queijo, queijo!

  • ''Neste mês, os incêndios florestais aumentaram de forma significativa em praticamente toda Minas Gerais, com o forte calor e a vegetação seca dificultando o combate e favorecendo a expansão das chamas. MAS, nesse período, um antigo problema decorrente da longa estiagem também se agravou: a falta de água para o abastecimento humano...''

    Ele usa essa conjunçao adversativa, alegando que tem algo mais grave do que o incendio.

    Exemplo: Eu tenho 1,90, MAS Leo Santana de 2,00.

    Pelo menos, foi assim que eu enxerguei a questao

  • Eu pensei "se tem um incêndio acontecendo, uma região com falta d'água e pessoas sem renda, qual problema eu tenho que resolver URGENTEMENTE? Tá pegando fogo, bicho!"

    Mas pelo jeito a lógica é não ter lógica, ou eu que entendi errado mesmo, porque parece que uma galeeera acertou.

  • Eu considerei a letra A por ser o tópico frasal (usualmente informação mais importante do texto)

  • Nem li as outras alternativas, o texto trouxe uma série de problemas.

    Porém, aqui: estiagem também se agravou: diz ser a falta de abastecimento de água.

    ENUNCIADO: mas o mais relevante deles é

    GAB LETRA D (é raro, mas acontece rss)

  • O examinador ''acha'' que esse é o problema mais importante. Quem é você pra discordar dele?

  • Problemas que o texto destaca: 1- incêndio, 2-falta de água, 3- lagoa reduzida a poça, 4- pandemia, 5- agricultura familiar. Qual é o mais grave? Podemos pensar que se trata de algo subjetivo, e de certa forma é! Mas vamos pensar... incêndio é grave? Sim! Mas a água pode apaga-lo. A lagoa foi reduzida a poça por quê? Devido a falta de água. Além disso, a agricultura também necessita de água. Portanto, a falta de água antecede e agrava os demais problemas, logo: a falta de água é mais grave.

    obs: a lógica da FGV é quase cartesiana, quando vc começa a se dar conta disso, você começa a acertar as questões de português deles.

  • A falta de água é mais relevante do que a falta de renda.

    pode faltar água , não renda. kkkkk vai entender essa banca . socorro

  • GAB.: D

    • perceba que a perca de renda no campo é apenas um adicional para os impactos das notícias: "O flagelo da seca se soma aos impactos da crise gerada pela pandemia da Covid-19"
  • Percebam que dedicam mais espaço no texto para a falta de água, e que a poça de lama é só um complemento...ou seja, mais espaço na notícia, maior importância.

  • Questão subjetiva, qualquer resposta seria possível a depender da cosmovisão do candidato.

  • “Neste mês, os incêndios florestais aumentaram de forma significativa em praticamente toda Minas Gerais, com o forte calor e a vegetação seca dificultando o combate e favorecendo a expansão das chamas. Mas, nesse período, um antigo problema decorrente da longa estiagem também se agravou: a falta de água para o abastecimento humano. Sem chuva há seis meses em Francisco Sá, no Norte de Minas, uma lagoa que tinha mais de um hectare de lâmina d'água foi reduzida a uma poça de lama. O flagelo da seca se soma aos impactos da crise gerada pela pandemia da Covid-19, com redução da renda no campo devido à interrupção das feiras livres, que serviam como opção de venda da pequena produção da agricultura familiar.

    R.....problemas...mas o mais relevante deles foi o mais GRAVE ... muita informação sobre a falta da água...

  • A questão peca ao especificar que: "a falta de água para o abastecimento" é o mais importante. Se estivesse apenas "a falta de água", com toda certeza seria o gabarito.

  • MAS......

  • Não me esqueço da explicação da Adriana Figueiredo. O "mas" serve para dar ênfase. Quando você vai falar daquela pessoa que você não gosta e enche a frase de elogios pra parecer que você não tá detonando a pessoa e no meio da frase tem um "MAS" que dá ênfase no que você vai falar a seguir.

    Exemplo: Eduarda é inteligente e bonita, mas é chata.

    Percebam que há uma quebra, o "MAS" dá ênfase em toda coisa ruim que vem a seguir.

    Gabarito: Letra D

  • Mas, nesse período, um ANTIGO PROBLEMA decorrente da longa estiagem também se agravou: a falta de água para o abastecimento humano.

    Pensei assim: Se é um antigo problema, só pode ser o mais relevante.

  • Bicho, dá até medo de responder quando a questão é óbvia assim, porque tem questões dessa banca maluca, que o óbvio é o errado. Acho que eles fazem isso pra nos enlouquecer mesmo.

  • Mas o mais relevante deles é: 

    se agravou: a falta de água para o abastecimento humano.

    Você marca sem medo esta questão a partir que ler a palavra se AGRAVOU :

     a falta de água para o abastecimento humano.