SóProvas


ID
5534287
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Muitas vezes, as alegações presentes num raciocínio apresentam deficiências argumentativas. Numa redação escolar, havia o seguinte segmento:
“Napoleão só podia mesmo perder a batalha em Waterloo, pois estava gripado, febril, como pude ver num filme de produção americana”.

O problema dessa alegação é que ela:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C.

    Entendo que em redações é perfeitamente possível a utilização de filmes para melhor elucidar o ponto de vista do autor ou como forma de enriquecer o texto. Todavia, creio que a forma como o aluno colocou a informação no texto - "como pude ver num filme de produção americana” - de fato traz um descrédito à argumentação.

  • Não sei se essa questão peca por ter várias alternativas que poderiam ser a resposta ou se peca por tentar me convencer que só a alternativa C está correta.
  • Pensei que poderia ser a E. Que Banca !

  • nunca vou entender essa banca

  • Não consegui achar a referência ali..
  • Gabarito letra C

    a) não estabelece uma relação lógica entre os fatos; errado, há sim a lógica, pois de acordo com o texto "Napoleão perdeu a batalha porque estava gripado, febril (...).

    B) contraria as informações históricas; errado, apenas com esse fragmento de texto não podemos fazer essa afirmação.

    C ) se apoia em fato de pouca credibilidade: um filme;Gabarito, pois filmes inspirados na vida real, nem sempre retratam exatamente a vida real. Muitos usam da dramatização para ter mais bilheteria. Titanic que o diga. Parte do texto que ratifica o gabarito: como pude ver num filme de produção americana”.

    D) mostra uma afirmação sem referências; errado, a referência está no filme de produção americana

    E ) se apoia exclusivamente em opiniões pessoais.errado, pois de acordo com o texto ele se apoia em um filme.

  • O examinador deveria se envergonhar de elaborar uma questão dessa.

  • Como alguns pensei também que fosse a letra E por se tratar de uma redação . Nem sempe filmes tem pouca credibilidade . Alguns são baseados também em fatos reais . Essa banca é péssima .

  • a)errada, não estabelece uma relação lógica entre os fatos;

    r: Existe relação lógica entre o fato de perder em função da doença: "perder a batalha em Waterloo, pois estava gripado, febril(...)"

    b)errada contraria as informações históricas;

    r: A análise é feita a partir do trecho, que menciona apenas as informações de um suposto filme, sem citar outras referências históricas (extrapolação)

    c)errada, se apoia em fato de pouca credibilidade: um filme;

    r: "num filme de produção americana" pode ser qualquer filme dirigido por um diretor que também pode ter usado qualquer referência, histórica ou não, fictícia ou não. Assim, o filme tem pouca credibilidade para uma referência em redação.

    d) errada, mostra uma afirmação sem referências;

    r: A referência é o filme.

    e)errada, se apoia exclusivamente em opiniões pessoais.

    r: Opinião pessoal e referência argumentativa do filme.

  • penso : se a altenativa d esta correta, o filme segundo o texto é a referência ; como pode o mesmo não passar credibilidade.

  • Se tivesse a alternativa “f) todas as anteriores” eu teria marcado essa.

  • Gab. "C". Pra não zerar.

  • seja diferente no português questão lindaaa.

  • Gabarito aos não assinantes: Letra C.

    Às vezes, a FGV quer que você vá no fundo do poço da inferência e quando chegar lá vai encontrar a porta de acesso a um túnel. No final desse túnel tem a resposta correta.

    Errei a questão, mas estourando os miolos, faz sentido o gabarito ser a letra C.

    O trecho "como pude ver num filme de produção americana" denuncia a fragilidade da informação apresentada. Infere-se que geralmente os filmes "exageram" na dose, e distorcem os fatos. Assim, tentar explicar um fato histórico de tamanha relevância apoiada em um filme é meio que forçar demais a barra.

    Seria equivalente por exemplo, se apoiar em informações repassadas pelo Whatsapp, uma história contada por um desses Youtubers (não generalizando), apresentar informações colocando o Wikipedia como fonte (principalmente em trabalhos acadêmicos)... E por aí vai.

    Ps: com relação ao wikipedia, nada contra quem utiliza.

    _

    Bons estudos!

  • O único "10" que consegui em uma redação de concurso foi em uma prova que pediu para argumentar sobre doenças mentais, sendo que, o que deu credibilidade a minha dissertação foi o filme "Bicho de Sete Cabeças". Ademais, ao utilizar a expressão "como pude ver", que é diferente de (segundo o filme ou de acordo com a produção americana), o autor da redação expõe sua opinião pessoal. Enfim, é o tipo de questão que desanima.

  • Pegadinha, fiquei em dúvida na C e E, mas botei letra C pq eles estavam falando de um filme e n um blog.

    Que banca !

  • Letra C. Filmes, em sua grande maioria, são obras fictícias, até mesmos os filmes "baseados" em fatos reais têm partes inverídicas , portanto, são de baixa credibilidade para o tipo de proposta.

    A letra E não pode ser, pois não é "exclusivamente", porque sua argumentação baseia-se em um filme, mesmo que ele tenha pouca credibilidade.

  • Pra mim não faz sentido que ele perca uma batalha por estar gripado,uma vez que ele nao luta sozinho kkkkk são os soldados que lutam, então isso não influenciaria na batalha.

  • Qual a relação lógica entre uma pessoa estar gripada e se perder uma guerra? Preciso ler sobre esse fato histórico pra compreender essa pergunta.

  • Na minha opinião, D e E se anulam. Ora, se não faz referência a um fato, dado ou algo do tipo, é baseada somente na opinião. Se a D estivesse correta, logo, a E também estaria. Pensei dessa forma pra conseguir chegar ao gabarito.

  • Não é bem assim, há filmes que são fiéis a história.

  • Tenho percebido que a FGV dá algumas respostas no próprio enunciado. Talvez seja apenas impressão minha, sei lá.

    "Muitas vezes, as alegações presentes num raciocínio apresentam deficiências argumentativas..."

    C) Se apoia em fato de pouca credibilidade: um filme;

    Ao meu ver, um fato de pouca credibilidade não tem muitos argumentos, logo, possui deficiências argumentativas.

  • Não sei o que é pior: a FGV fazer uma questão que tranquilamente poderia ter mais de uma alternativa certa ou alguns tentando justificar os gabaritos da FGV.

  • Discordo da "C", pois há filmes muito fidedignos a fatos reais. A não ser que ele especificasse este filme em específico, porém ela generalizou, "... filme".

  • Professores de Redação do ENEM: "- pode citar filmes como incremento de repertório e alusão à cultura pop".

    Examinadores da FGV: "se apoia em fato de pouca credibilidade: um filme"

    Palhaçada.

  • Sobre a Letra C e alguns comentários de alguns colegas:

    Filme são fonte histórica. Sim, os filmes ficcionais ou de fantasias são fontes históricas. Todo filme é um documentário sobre seu tempo presente, ainda que seja filme datado (filme de época) este diz mais sobre o seu tempo presente do que o passado, portanto, é uma fonte histórica nesse aspecto.

    Sobre a veracidade dos filmes...bom... Os filmes não tem obrigações de seguir ao pé da letra os eventos históricos. Então, ainda que, os filmes tenham suas adaptações, escolhas e exclusões isso não desqualifica o mérito de retratar o dado momento, e também, expressar de alguma forma seu tempo presente.

    Dito isso, os filmes tem sua credibilidade!

    O problema é as pessoas fazerem perguntas para filmes que não propõem responder suas questões. Os filmes que retratam de momentos históricos como "O nome da Rosa" (o qual teve curadoria de historiadores) não possuem a obrigação de retratar fielmente o que se tem de documentos históricos sobre aquele evento, tempo, personagem. Todavia, isso não tira a credibilidade do filme. Pois, cabe ao telespectador fazer esse garimpo.

  • Acertei mas por favor , solicitem exame toxicologico para as pessoas que elaboram esses tipos de questão kkkkkkkkkk

  • MERMÃO!!!!!!!

  • banca do capeta
  • Letra C.

    A não estabelece uma relação lógica entre os fatos; (estabelece sim. Perdeu porque estava doente.)

    B contraria as informações históricas; (“Napoleão só podia mesmo perder". Já mostra que ele perdeu, independentemente da gente saber ou não sobre as informações históricas.)

    C se apoia em fato de pouca credibilidade: um filme; (CORRETA!)

    D mostra uma afirmação sem referências; (a referência é o filme)

    E se apoia exclusivamente em opiniões pessoais. (a opinião dele foi formada pelo o que ele viu no filme)

  • O problema da alegação do autor é expressar sua opinião com base em filmes que não denota uma realidade apoiando sua opinião em fatos com poucas credibilidades.

  • Aqui afirma que filme tem pouca credibilidade, tem que manter esse posicionamento nos próximos concursos.....Existem filmes fiéis à história.

  • Nem pra vim uma lei para obrigarem as bancas a comentarem as próprias questões, só pra ver de onde diacho elas tiram essas noias.

  • Depois de errar tanto quando acerta a pessoa ainda fica na dúvida kkkkkk

  • Acertei a questão na graça de sei lá quem.

    Existe algum órgão que fiscaliza essas bancas de concursos? Um conselho, um departamento, setor, alguma coisa?

    Faz a gente de palhaço demais, pqp. Anos de dedicação e ainda ter que enfrentar subjetivismo desses examinadores

  • Nem todo filme é fonte sem credibilidade!

  • há filmes com muita e pouca credibilidade. Qual filme o rapaz assistiu ? Ninguém há como sabe !

  • Essas questões da FGV são horríveis........

  • Fonte: arial 12

  • Napoleão perdeu a batalha em Waterloo porque estava gripado tem lógica?

    Esse examinador já leu algo sobre História? Eu tenho que fingir que não sei que Napoleão estava sem apoio popular, sem apoio da maioria dos governantes de então, sem apoio da maior parte do exército e com várias nações boicotando a França e ameaçando renovar a guerra caso Napoleão não fosse preso e julgado pelo governo britânico?

    Sinceramente, não consigo emburrecer a esse ponto.

    Outra questão: filmes não servem como fonte histórica? A impressão que me passa é que os examinadores da FGV todos têm 90 anos e usam o whatsapp como fonte primária das questões.

  • Acertei de primeira .pelo fato de se apoiar em fatos de poucas credibilidade ,mais quando e retirado de uma redação .não há muita credibilidade..não sabe se o que realmente aconteceu .

  • Quer dizer que "Os Vingadores" tem pouca credibilidade?

  • essa professora nao sabe explicar

  • GAB.: C

    • Eu vi em um filme = é verdade esse bilhete
  • Sinceramente, não sei o que aconteceu,mas fiz uma prova online para técnico da Rondônia essa semana e errei essa questão segundo o gabarito deles apesar da letra C, conforme consta aqui, ter sido a minha resposta, aliás, essa e várias outras que vi por aqui estavam incorretas no gabarito oficial.

  • que vergonha.

  • agora temos que estudar historia, para resolver questões de interpretação da fgv.

  • Pensei no filme com pouca credibilidade pelo fato de ser feito um roteiro, uma ficção...

    Mas há filmes verídicos, vai entender.

    Essas questões são muito subjetivas.

    Segue o baile...

  • Continue a nadar, continue a nadar...

  • uma redação de aluno, fazendo citações e um filme agora é uma citação inrelevante... Que vergonha FGV!

  • Fiquei dois minutos procurando a pegadinha