SóProvas


ID
5534404
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considere os itens a seguir.
I. “Serve como ponto de partida para o estabelecimento de um programa de contabilização de custos”.
II. “Se usada de forma predominante, impede que se tenha uma visão global dos gastos do governo”.
III. “Tende a gerar rivalidades interorganizacionais na obtenção de dotações”.

Os itens apresentados acima referem-se a características relacionadas à:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra B

    Tais características dizem respeito à Classificação Institucional da Despesa.

    I - é uma vantagem da classificação institucional da despesa;

    II e III - são desvantagens da classificação institucional da despesa;

    A banca provavelmente tirou a questão deste site: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/orcamento-publico.

    Outras questões que já cobraram o mesmo assunto: Q545001 Q3331, Q1291284.

  • Por que diabo esse assunto está como questão de Raciocínio Lógico e não em Administração Financeira e Orçamentária?

  • Essa questão não tem nenhuma relação com Raciocínio Lógico

  • Pior foi eu lendo as alternativa e pensando "essa aqui é tal tipo de preposição".

    ALÔ QC, AJUDA NOIS!

  • Considere os itens a seguir. I. “Serve como ponto de partida para o estabelecimento de um programa de contabilização de custos”. (É um préstimo (vantagem) da classificação institucional da despesa II. “Se usada de forma predominante, impede que se tenha uma visão global dos gastos do governo”. (Não será vantajosa à classificação institucional da despesa) III. “Tende a gerar rivalidades interorganizacionais na obtenção de dotações”. (Não será vantajosa à classificação institucional da despesa)  Os itens apresentados acima referem-se a características relacionadas à:

    abertura de créditos adicionais; 

    A regra geral para estados e municípios é: créditos suplementares (adicionais)  e especial autorizados por lei e créditos extraordinários autorizados por decreto.

    Quanto à abertura, sempre por decreto em quaisquer modalidades do crédito. Na união a 1ª diferença é que o crédito extraordinário é autorizado por medida provisória e a 2ª prevê, na LDO, estabelecer que os créditos suplementares e especiais aprovados pelo CN., serão considerados automaticamente abertos com a sanção e a publicação da respectiva lei.

    ►classificação institucional da despesa;

    Será a esta aplicada.

    abertura de créditos adicionais; 

    A classificação programática consta como ação (projetos, atividade ou operação especial) e subtítulo (localizador do gasto, cujo objetivo é identificar a finalidade do gasto, em que serão alocados os recursos, bem como viabilizar o gerenciamento interministerial de programas.

    descentralização de créditos orçamentários;

    A descentralização consiste na transferência do poder de utilizar créditos orçamentários entre UO’s ou UG’s.

    descentralização de créditos orçamentários;

    Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no art. 165 da CF que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizado em programas, estruturando em ações, que resultem em bens e serviços para a população.

     

  • ANOS E ANOS de afo e a bagaça ainda "me pega".

    Encontrei isso aqui no tecconcursos:

    Vantagens.

    (1) permite ‘comparar’ imediatamente os vários órgãos, em termos de dotações recebidas;

    (2) permite identificar o agente responsável pelas dotações autorizadas pelo Legislativo, para dado programa;

    (3) serve como ponto de partida para o estabelecimento de um programa de contabilização de custos dos vários serviços ou unidades administrativas; e

    (4) quando combinado com a classificação funcional, permite focalizar em um único ponto a responsabilidade pela execução de determinado programa.

     

    Desvantagens.

    (1) se usado de forma predominante, impede que se tenha uma visão global das finalidades dos gastos do governo, em termos das funções precípuas que deve cumprir;

    (2) tende a gerar rivalidades interorganizacionais na obtenção de dotações, quando da preparação do orçamento e da sua aprovação no Legislativo; e

    (3) a demonstração de quanto um órgão está autorizado a despender, em determinado exercício, não contribui em nada para a melhoria das decisões orçamentárias, por apresentar apenas quantias que são necessárias para o funcionamento interno do órgão, fato que interessa mais ao administrador do mesmo do que ao legislador ou ao povo em geral. atividades

    Giacomini // tecconcursos

    GAB LETRA B

  • Excelente questão que aborda diferentes assuntos de AFO, vamos lá. A alternativa se refere à classificação institucional da despesa devido a:

    I - Segundo a NBC T 16.11 (Sistema de Informação de Custos no Setor Público), "A evidenciação dos objetos de custos pode ser efetuada sob a ótica institucional, funcional e programática, com atuação interdependente dos órgãos centrais de planejamento, orçamento, contabilidade e finanças."

    Ou seja, para se iniciar a contabilização de custos podemos partir da própria entidade (exemplo: Ministério da Justiça), da função (saúde, educação, etc.) ou do programa, atribuindo custos a partir dessas formas de agregação. Com isso restringimos nossas alternativas à b) ou c).

    II - Devemos lembrar que a classificação que dá "uma visão global dos gastos do governo" é a classificação por natureza (que permite ver se o governo está gastando mais com despesas correntes ou se está tendo capacidade de investimento) ou a funcional (que mostra as áreas temáticas de atuação estatal). Pela lógica da questão, caso se utilize demasiadamente a classificação institucional, fica meio nebuloso saber em quê exatamente o governo está gastando os recursos públicos. Vale lembrar que no passado os países tinham orçamentos tradicionais, focados apenas em órgãos e unidades administrativas, o que dificultava a transparência aos cidadãos.

    III - As dotações institucionais geram conflitos interorganizacionais, pois os órgãos disputam entre si os escassos recursos públicos durante a elaboração do orçamento.

    Alternativa B.

  • Excelente questão FGV. VEM NI MIM CGUUUU
  • ERRANDO PELA SEGUNDA VEZ; MAIS UMA E PEÇO MÚSICA NO FANTÁSTICO....

  • Considere os itens a seguir. II. “Se usada de forma predominante, impede que se tenha uma visão global dos gastos do governo”

    Lembrando que a classificação institucional tem como principal característica ser um agregador de gastos, chegar-se-ia mais facilmente a resposta pretendida!

  • GAB B

    CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL OU DEPARTAMENTAL

    1. ITEM DA ESTRUTURA: Órgão orçamentário e Unidade Orçamentária;
    2. PERGUNTA A SER RESPONDIDA: Quem é o responsável por fazer?

    A classificação institucional ou departamental reflete a estrutura organizacional de alocação dos créditos orçamentários, e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentaria.

    A classificação institucional aponta quem faz a despesa. Ela permite comparar imediatamente as dotações recebidas por cada órgão ou unidade orçamentaria, pois identifica o agente responsável pelas dotações autorizadas pelo Legislativo, para dado programa. Assim, o agente encarregado do gasto pode ser identificado na classificação institucional.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)