SóProvas


ID
5535655
Banca
FGV
Órgão
PM-PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 - Operação Moto Segura vai intensificar combate aos veículos com canos de escape barulhentos


2 de agosto de 2021


A Polícia Militar deflagrou a Operação Moto Segura, que será realizada durante todo o mês de agosto com o objetivo de coibir a circulação irregular de veículos, principalmente os que usam o cano de escape alterado. A multa para quem anda com o escapamento irregular é de R$ 195,23, sendo considerada de natureza grave e com previsão de cinco pontos na carteira de habilitação. As denúncias podem ser feitas pelo 190.


[...] Além das blitzen em pontos estratégicos, rondas em horários variados e denúncias da população, a operação vai contar também com o levantamento de informações sobre grupos que promovem “rolezinhos” e sobre estabelecimentos que estejam fazendo a modificação do cano de escape para provocar barulho.

Todos os segmentos abaixo provêm do texto 3; o termo precedido da preposição DE indica o agente, e não o paciente do termo anterior, no seguinte caso:

Alternativas
Comentários
  • Ele quer saber qual é adjunto adnominal.

  • "circulação irregular de veículos" .São os veículos que circulam. Veículos -> papel ativo. (adjunto adnominal)
  • Para resolver esta questão o candidato deve mobilizar conhecimentos de três áreas: interpretação de texto, emprego de preposições e flexão verbal de voz. Isso significa que os verbos apresentam flexão de voz. As vozes do verbo indicam se o sujeito gramatical é o agente ou o paciente da ação verbal, ou seja, se pratica ou se sofre a ação.

    Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva.

    Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Aqui, o sujeito gramatical pratica a ação do verbo.

    Voz passiva: O menino foi visto por mim. Aqui, o sujeito gramatical sofre a ação verbal.  Notem que o sujeito gramatical da frase anterior (eu) não pratica a ação de ver o menino, mas sim, ele sofre a ação, ou seja, ele sofre essa ação (foi visto por mim).

    Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho. Aqui, o sujeito gramatical pratica e sofre a ação verbal ao mesmo tempo. Vejam que o sujeito (eu) vê a si mesmo (pratica e sofre a ação verbal) no espelho.

     
    Agora, vamos à resolução. Começaremos pela análise do enunciado:

    Todos os segmentos abaixo provêm do texto 3; o termo precedido da preposição DE indica o agente, e não o paciente do termo anterior, no seguinte caso:

    Vejamos alternativa por alternativa:

     A) objetivo de coibir.
    Para visualizar a resposta temos de destacar o trecho do texto em que a informação da alternativa se encontra. O trecho é: “A Polícia Militar deflagrou a Operação Moto Segura, que será realizada durante todo o mês de agosto com o objetivo de coibir (...)".

    Qual é o sujeito gramatical? Polícia Militar.

    O trecho “com o objetivo de coibir" pratica alguma ação (agente)? Não. Quem pratica é o sujeito.
     
    Portanto, a alternativa A está incorreta.

     
    B) circulação irregular de veículos.
    Mais uma vez, destaco o fragmento do texto associado que nos permite visualizar quem pratica e quem sofre a ação. O trecho é: “A Polícia Militar deflagrou a Operação Moto Segura, que será realizada durante todo o mês de agosto a circulação irregular de veículos (...)".

    Qual é o sujeito gramatical? Polícia Militar.

    O sujeito é o agente da ação verbal e não o paciente. Além disso, está localizado precedendo a preposição “de", exatamente como descreve a comanda do enunciado.

    Portanto, a alternativa B está correta.

     
    C) previsão de cinco pontos na carteira.
    O trecho em que o fragmento acima aparece é: “A multa para quem anda com o escapamento irregular é de R$ 195,23, sendo considerada de natureza grave e com previsão de cinco pontos na carteira (...)".

    Quem é o sujeito gramatical? A multa.

    O trecho “previsão de cinco pontos na carteira" pratica alguma ação? Não. Os cinco pontos são a penalidade aplicada a alguém e, sozinhos, não praticam nenhuma ação.

    Portanto, a alternativa C está incorreta.

     

    D) levantamento de informações.
    O trecho em que o fragmento acima aparece é: “(...) a operação vai contar também com o levantamento de informações (...)". 

    Quem é o sujeito gramatical? A operação.

    O trecho “levantamento de informações" pratica algo? Não. Quem pratica é a operação.


    Portanto, a alternativa D está incorreta.

     
    E) modificação do cano.
    Aqui, a modificação do cano não pratica a ação (não é o agente), mas sim, sofre a ação (é o paciente). Portanto, a letra E está incorreta.



    Gabarito do professor: Letra B.
  • banca horrível, tão fácil perguntar onde está o ADJUNTO. KK
  • Portugues da FGV é Alucinante.

  • Meu Deus! Como é bom acertar questões de português!

  • pior de tudo é a explicação do professor.

  • Obrigada, Deus! Por conseguir resolver essas questões.

  • Deu trabalho mas, após quebrar um pouco a cabeça, creio que entendi como fazer questões como essa. Usando a lógica de transformar as frases na ordem indireta, temos:

    “objetivo de coibir” >> a coibição é objetivada;

    “previsão de cinco pontos na carteira” >> cinco pontos são previstos;

    “levantamento de informações”; >> informações são levantadas;

    “modificação do cano”. >> “o cano é modificado”.

    A única a que não se aplica essa lógica é justamente a letra "B", pois não faria sentido dizer “os veículos são circulados”, ou seja, os veículos circulam, praticam a ação.