O modelo de Cournot mostra como empresas em um irão decidir a quantidade que irão produzir. Segundo o modelo, as empresas tomam a decisão simultaneamente e levando em consideração a produção de seus concorrentes.
Isso porque o preço de mercado dependerá da quantidade total produzida pelo mercado. Logo, a quantidade produzida que irá da empresa depende da produção de suas concorrentes.
O equilíbrio acontece quando as empresas estimam corretamente a quantidade que sua concorrente produzirá. E assim, determinam perfeitamente seu nível de produção a fim de maximizar os lucros.
Esse equilíbrio nada mais é do que a intersecção das curvas de reação das empresas desse mercado. E é chamado de equilíbrio de Cournot, que é um exemplo de equilíbrio de Nash.
https://www.suno.com.br/artigos/modelo-de-cournot/
Questão sobre estrutura de mercados, mais especificamente sobre concorrência imperfeita, tema de microeconomia.
Vamos verificar as alternativas:
A) ERRADA. A concorrência monopolística não é tão eficiente quanto a concorrência perfeita, já que mesmo tendo lucro econômico igual a zero no longo prazo, o preço é maior do que o custo marginal diferente do que ocorre na concorrência perfeita. Ademais, a concorrência monopolística opera com capacidade ociosa.
B) ERRADA. De fato, no equilíbrio de Cournot, as empresas escolhem o nível de produção (quantidade), porém esse modelo é competitivo e não há maximização de lucros conjuntos, apenas individuais. Maximização de lucros conjuntos ocorre no cartel.
C) ERRADA. De forma alguma, o equilíbrio de cartel requer o menor número possível de firmas, quanto mais firmas existirem, tanto maior será a instabilidade do cartel ou a impossibilidade de se formar um cartel, afinal há conluio entre elas.
D) ERRADA. Monopólio gera peso morto e perda de bem-estar social e, portanto, não é um equilíbrio eficiente.
E) CERTA. Exatamente, lembrem-se sempre que qualquer estrutura de mercado existente promoverá a maximização dos lucros quando a receita marginal se igualar ao custo marginal. Isso ocorre da concorrência perfeita ao monopólio.
Gabarito do Professor: Letra E.