- 
                                A qualquer tempo, desde que antes do trânsito em julgado da decisão.  
- 
                                Questão sobre as funções da moeda, tema de Economia Monetária. 
 
 Vamos preencher os parênteses: 
 
 (3) Todo indivíduo que compra precisa, em tese, antes ter vendido algo para adquirir dinheiro e gastá-lo no processo de compra. Essas vendas e compras não ocorrem simultaneamente normalmente, às vezes decorrem consideráveis espaços de tempo, nesse caso a moeda serve como forma de reservar valor no tempo. 
 
 (2) A generalização das trocas dificulta muito o intercâmbio prático e eficiente entre bananas e maçãs ou quaisquer outras mercadorias distintas, sendo assim a moeda, como unidade de conta, exprime o valor das maçãs e das bananas em um terceiro elemento que é o dinheiro, comum a ambas. Isso facilita e agiliza as trocas generalizadas. 
 
 (1) No exemplo anterior, a troca direta entre maçãs e bananas pode não ocorrer por não haver interesse recíproco pela troca. A moeda, como meio de troca, é uma mercadoria especial já que é aceita e, mais do que isso, desejada por todos. O vendedor da mercadoria A cede seu produto por moeda porque sabe que ela será aceita por aquele que vende a mercadoria B que ele deseja comprar. 
 
 (1) Esse item foi explicado no início do anterior, a troca direta necessita da "coincidência de desejos", a troca indireta (realizada por moeda) não. 
 
 Portanto, temos 3 - 2 - 1 - 1. 
 
 
 
 Gabarito do Professor: Letra E. 
- 
                                1. Meio de troca 2. Unidade de conta 3. Reserva de valor   (3. Reserva de valor) Permite a separação entre os atos de compra e de venda em termos temporais para um mesmo indivíduo.  ( 2. Unidade de conta) Tem a função de denominador comum de valor, fornecendo o padrão para que as mercadorias expressem seus valores.  (1. Meio de troca ) Permitiu ao longo do tempo a mudança da troca direta pela indireta, como uma mercadoria de aceitação geral.  (1. Meio de troca ) Simplifica o processo de transações, eliminando a necessidade de dupla coincidência de desejos.  
- 
                                  Meio ou instrumento de troca: a moeda surgiu para intermediar as trocas de mercadorias entre os diversos produtores, sendo a mesma um elemento de aceitação geral Unidade de conta: uso fundamental se dá pelo fato de a moeda ser amplamente usada para se fazer  comparações entre os valores das diversas mercadorias. A moeda funciona como um denominador comum, tornando possível somar, por exemplo, o valor de uma motocicleta com o de uma televisão e com o de uma fazenda,  e encontrar um valor total para esses três bens distintos, expresso num total de  unidades monetárias. Reserva de valor: aspecto relevante a destacar é que na prática os vendedores das mercadorias aceitam a moeda nas suas trocas porque sabem que a mesma tem aceitação geral, por isso eles não terão dificuldade em “transformá-la” novamente nos diversos bens e serviços de que necessitam 
- 
                                1. Meio de troca 2. Unidade de conta 3. Reserva de valor      Reserva de valor  - Permite a separação entre os atos de compra e de venda em termos temporais para um mesmo indivíduo.      Unidade de conta - Tem a função de denominador comum de valor, fornecendo o padrão para que as mercadorias expressem seus valores.      Meio de troca - Permitiu ao longo do tempo a mudança da troca direta pela indireta, como uma mercadoria de aceitação geral.      Meio de troca - Simplifica o processo de transações, eliminando a necessidade de dupla coincidência de desejos.