Fala pessoal!
Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre preço sombra.
O preço sombra corresponde ao custo de oportunidade de uma atividade. Assim, o preço sombra está relacionado ao custo de oportunidade e não ao valor atribuído pelo mercado a um bem. Por isso, diz-se que representa o verdadeiro preço econômico de algo.
O salário de mercado é dado pela interação entre a oferta e demanda de mão de obra. Já o preço sombra da mão de obra (salário sombra) é dado pelo custo de oportunidade dessa mão de obra.
Vamos considerar que a economia está bem aquecida e que o desemprego está perto de 0. Neste caso, se uma empresa X quiser contratar mais trabalhadores, ela terá que atrair trabalhadores que já estão empregados em outras empresas.
Assim, para que tal empresa atraia mais mão de obra, ela precisará retirar essa mão de obra de outras empresas. Repare que há um custo de oportunidade aqui, porque um trabalhador terá que sair do seu emprego atual para ir trabalhar na empresa X.
Como existe um custo de oportunidade do trabalhador envolvido (ter que sair do seu emprego atual para ir para outro emprego), temos preço sombra (custo de oportunidade) maior que o salário de mercado.
Vamos agora para a situação oposta. Se o desemprego está muito elevado, isto significa que há escassez de mão de obra, ou seja, há mão de obra parada. Dessa forma, não há custo de oportunidade em empregar esses trabalhadores. Se o trabalhador A estiver desempregado e a empresa X estiver contratando, não há custo de oportunidade, pois o trabalhador A já não estava empregado mesmo.
Repare que quando há desemprego, o custo de oportunidade do trabalhador não existe, pois ele já não estava trabalhando. Dessa forma, o preço sombra da mão de obra (custo de oportunidade) é menor que o salário de mercado.
Gabarito do Professor: Letra A.