SóProvas


ID
5536357
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o conceito de preço sombra da mão de obra, quanto maior o desemprego:

Alternativas
Comentários
  • O salário-sombra é inferior ao salário de mercado quando há desemprego.

    Não há perda de produção em outros lugares quando um trabalhador obtém emprego.

    Portanto, o custo social marginal da contratação do trabalhador é inferior ao salário de mercado.

  • Na Análise Custo-Benefício (ACB), ao contrário da análise financeira convencional na qual o insumo mão de obra é valorizado por meio do salário médio de mercado, o salário-sombra (SW) reflete o custo de oportunidade social do trabalho – ou seja, o valor de produção que deixa de ser realizada em função da realocação do trabalhador para outra atividade. A diferença entre o salário de mercado e o salário sombra está relacionada às peculiaridades do mercado de trabalho que podem superestimar (ou subestimar) o custo de oportunidade do trabalho. Os fatores de conversão (CF) são coeficientes que traduzem os salários observados no mercado em salários-sombra e são o principal insumo para análises econômicas.

    https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/consultas-publicas/arquivos/copy_of_2_PSMO.pdf

  • Pelo que li na internet, o salário sombra seria a remuneração que recebem os trabalhadores por trabalhos informais, isto é, que estão à margem do mercado de trabalho formal. Considerando que seja isso, podemos que inferir que, quanto maior a mão de obra disponível (maior desemprego) menor será o salário sombra auferido, na medida em que há muita demanda

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre preço sombra.

    O preço sombra corresponde ao custo de oportunidade de uma atividade. Assim, o preço sombra está relacionado ao custo de oportunidade e não ao valor atribuído pelo mercado a um bem. Por isso, diz-se que representa o verdadeiro preço econômico de algo.

    O salário de mercado é dado pela interação entre a oferta e demanda de mão de obra. Já o preço sombra da mão de obra (salário sombra) é dado pelo custo de oportunidade dessa mão de obra.

    Vamos considerar que a economia está bem aquecida e que o desemprego está perto de 0. Neste caso, se uma empresa X quiser contratar mais trabalhadores, ela terá que atrair trabalhadores que já estão empregados em outras empresas.

    Assim, para que tal empresa atraia mais mão de obra, ela precisará retirar essa mão de obra de outras empresas. Repare que há um custo de oportunidade aqui, porque um trabalhador terá que sair do seu emprego atual para ir trabalhar na empresa X.

    Como existe um custo de oportunidade do trabalhador envolvido (ter que sair do seu emprego atual para ir para outro emprego), temos preço sombra (custo de oportunidade) maior que o salário de mercado.

    Vamos agora para a situação oposta. Se o desemprego está muito elevado, isto significa que há escassez de mão de obra, ou seja, há mão de obra parada. Dessa forma, não há custo de oportunidade em empregar esses trabalhadores. Se o trabalhador A estiver desempregado e a empresa X estiver contratando, não há custo de oportunidade, pois o trabalhador A já não estava empregado mesmo.

    Repare que quando há desemprego, o custo de oportunidade do trabalhador não existe, pois ele já não estava trabalhando. Dessa forma, o preço sombra da mão de obra (custo de oportunidade) é menor que o salário de mercado.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • menor se torna o salário sombra em relação ao salário de mercado; 

  • Quando existem muitos desempregados( muita oferta de mão de obra), o valor por essa mão de obra tende a cair, logo a letra A única que tem essa ideia.