SóProvas


ID
5536414
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A perícia social é um dos principais instrumentos utilizados pelo assistente social no sociojurídico. Para Mioto (2001), o eixo de sustentação de uma perícia social possui quatro elementos.
São eles:

Alternativas
Comentários
  • perícia social sustenta-se em quatro elementos: competência técnica, competência teórico-metodológica, autonomia e compromisso ético.

  • Gab. D

    A perícia social destaca quatro elementos:

    Competência Técnica: Refere-se à habilidade do profissional na utilização dos seus instrumentos de trabalho, a qual condiciona a qualidade técnica da ação profissional.

    Competência Teórico-metodológica: Refere-se à base de conhecimento que o assistente social deve dispor para desenvolver a perícia social, tanto em termos de organização do processo, como para a efetivação da análise sobre o qual repousará o parecer. Tais conhecimentos referem-se às construções teórico-metodológicas do Serviço Social, às teorias, diretrizes, leis e normatizações relativas às políticas e programas sociais, bem como declarações de direitos.

    Autonomia: Pode ser considerada como elemento-chave para o desenvolvimento da perícia, considerando que o objetivo desta é a missão de uma profissional. Para poder opinar é necessário que o profissional tenha liberdade para decidir sobre os caminhos que o lavarão a formação de tal opinião. Portanto, é de competência e responsabilidade do perito a definição dos sujeitos a serem envolvidos no estudo social, a escolha dos instrumentos operativos para realizá-lo assim como a documentação a ser utilizada. 

    Compromisso Ético: Corresponde ao atendimento dos princípios e das normas para o exercício profissional contidas no Código Ética