"Paulo Nassar enxerga o termo de acordo com a segunda corrente. O autor afirma que "todas as organizações são sistemas sociais e históricos, constituídos por recursos materiais e imateriais e pessoas" (2009, p. 62). Define a palavra, afinal,
[...] como um sistema social e histórico, formal, que obrigatoriamente se comunica e se relaciona, de forma endógena, com os seus integrantes, e de forma exógena, com outros sistemas sociais e com a sociedade. E organizações são estruturadas com pessoas que atuam segundo divisões e processos de trabalho, dependem de recursos de toda ordem, dentre os quais destacamos os materiais, financeiros, mercadológicos, científicos, tecnológicos, históricos (gestão do conhecimento e da memória), comunicacionais e relacionais. (NASSAR, 2009, p. 62)
O autor entende, portanto, que a comunicação está indissociavelmente ligada às organizações e tem como um de seus intuitos atingir objetivos comuns a todos os componentes. Os recursos materiais, imateriais e as pessoas que constituem uma organização "se comunicam e se relacionam entre si, com os inúmeros públicos, as redes de públicos e a sociedade –, agrupados em função de cumprir ideários comuns e formais." (NASSAR, 2009, p. 62) A comunicação assume um papel fundamental, pois é por meio dela que a administração organizacional (políticas, planejamentos, ações etc.) ganha um sentido para os integrantes da organização, suas redes de relacionamento e a sociedade."
Fonte: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/26088/2/2019_MarinaMoreiraGalerani_memorial.pdf
a) Errada. As competências essenciais são responsáveis pelo sucesso da organização.
b) Errada. Os recursos humanos são parte essencial da comunicação organizacional.
c) Errada. As competências essenciais são aquelas que a diferenciam e que lhe garantem uma vantagem competitiva sustentável perante as demais organizações.
d) Certa. De maneira geral, os recursos organizacionais podem ser classificados em 5 grupos principais: recursos materiais, financeiros, humanos, mercadológicos e administrativos.
Os recursos organizacionais incluem a estrutura formal de suporte da empresa, seus sistemas formais e informais de planejamento, controle e coordenação, bem como a cultura e reputação, sendo um atributo do grupo de pessoas e não de um individuo isoladamente (BARNEY & HESTERLY, 2011).
Fonte: http://engemausp.submissao.com.br/19/anais/arquivos/532.pdf
e) Incompleta. Competências correspondem à habilidade de usar os recursos organizacionais em direção a um padrão de desempenho aceitável para lograr um objetivo desejado.
Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EOR2003.pdf