SóProvas


ID
5537590
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os cuidados ao recém-nascido (RN), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A prevenção da oftalmia gonocócica deve ser feita apenas em RNs de parto normal.
( ) A vitamina K é administrada para prevenir a doença hemorrágica do recém-nascido.
( ) A vacina BCG é contraindicada para RNs prematuros ou abaixo de 2.000 gramas.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

Alternativas
Comentários
  • A profilaxia ocular da oftalmia neonatal deve ser feita rotineiramente na 1ª hora após o nascimento, independente do tipo de parto. Fonte: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/30285/2/oftalmianeonatal-180508155522.pdf

    Está comprovado na literatura médica que a administração adequada de vitamina K ao nascimento previne a doença hemorrágica. O objetivo da profilaxia é repor os estoques da vitamina K e assim evitar a ocorrência de sangramentos. Pode ser feita através da administração via intramuscular ou oral. Fonte: https://www.spsp.org.br/

    A administração da vacina BCG-ID deve ser adiada quando a criança apresentar peso inferior a 2.000 g, devido à escassez do tecido cutâneo. Fonte: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/files/ssaude/pdf/vigilancia032.pdf

  • Lida a questão, vamos à resolução:
    A prevenção da oftalmia gonocócica pelo método de Credé deve ser realizada na primeira hora após o nascimento, tanto no parto vaginal quanto cesáreo. A primeira afirmativa é falsa.

    A prevenção do sangramento por deficiência de vitamina K deve ser realizada ao nascer com a administração de 1mg de vitamina K1 por via intramuscular ou subcutânea ao nascimento. A segunda afirmativa é verdadeira.

    A administração da vacina BCG deve ser adiada quando a criança apresentar peso inferior a 2 kg, devido à escassez do tecido cutâneo, e quando apresentar lesões graves de pele. A última afirmativa é verdadeira.


    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
  • Gabarito letra E