PASSIVOS CONTIGENTES CPC 25 – Provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.
Ano: 2021 Banca: Órgão: Prova:
Com relação ao tratamento contábil de ativos, passivos e tributos, julgue o item a seguir.
Os passivos contingentes devem ser reconhecidos em contas patrimoniais, independentemente de sua natureza ou do fato que lhes deu origem. errado
(CESPE - 2020 - MPE-CE) Considerando a mensuração de passivos, julgue o item subsecutivo, acerca de provisões e passivos contingentes.
Os passivos contingentes devem ser imediatamente reconhecidos em contas patrimoniais e periodicamente avaliados para determinar a probabilidade da saída de recursos.
Gabarito: Errado
(CESPE - 2020 - MPE-CE) A respeito dos componentes patrimoniais e dos fatos contábeis, julgue o item a seguir.
O passivo contingente pode ser classificado como provável, possível ou remoto. Caso seja considerado remoto, deverá ser reconhecido em notas explicativas e mensurado a valor justo.
Gabarito: Errado
(CESPE - 2018 - SEFAZ-RS) Com relação ao tratamento contábil, julgue o item seguinte.
Um passivo contingente com “probabilidade possível” de saída de recursos deve ser divulgado em notas explicativas.
Gabarito: Certo
(CESPE - 2015 - FUB) A respeito do registro contábil das provisões e dos passivos contingentes a ser efetuado no âmbito da UnB, julgue o item subsequente.
Como não atendem ao critério de reconhecimento de passivos, os passivos contingentes devem apenas ser registrados em contas de controle e evidenciados em notas explicativas.
Gabarito: Certo
(CESPE - 2011 - Correios) Julgue os seguintes itens, relativos ao reconhecimento de passivos e suas provisões.
Quando uma obrigação presente ou possível provavelmente não exija sacrifício de ativos, o reconhecimento de qualquer provisão é inexigível. Entretanto, exige-se a divulgação como passivo contingente.
Gabarito: Certo
Os passivos contingentes devem ser imediatamente reconhecidos em contas patrimoniais e periodicamente avaliados para determinar a probabilidade da saída de recursos.
para quem não entendeu, de vermelho é o errou, mas por quê?
Porque não deve ser imediatamente, devem ser visto primeiro a probabilidade de ocorrer, olha só:
PROVÁVEIS(+50%) - SÃO CONTABILIZADOS E DIVULGADOS EM NOTAS, SÃO CHAMADOS DE PROVISÕES (obrigação presente, estimativa confiável da obrigação, com prazos ou valores incertos) ou seja, exemplo: a empresa sabe que vai perder uma causa na justiça....
POSSÍVEIS - NÃO SÃO CONTABILIZADOS, MAS SÃO DIVULGADOS EM NOTAS. A chance de perder a causa é infima...
REMOTOS - NÃO SÃO CONTABILIZADOS E NEM DIVULGADOS EM NOTAS
Gabarito: Letra C.
A questão exige conhecimento do CPC 25 (Provisões, Passivos contingentes e Ativos contingentes).
I. A entidade tem uma obrigação futura, legal ou não formalizada, como resultado de evento passado. (Incorreto. O erro dessa alternativa é que a obrigação deve ser presente, e não futura.)
II. É possível a saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação. (Incorreto. A saída de recursos deve ser provável, e não possível. E quando é provável? Conforme o referido CPC, uma saída de recursos ou de outro evento é considerado provável quando for mais provável que sim do que não ocorrer.)
III. Pode ser feita uma estimativa do valor confiável da obrigação. (Certo. Ademais, quando não é possível fazer a estimativa de maneira confiável, tem-se um passivo contingente, que não deve ser reconhecido).
__
Sigamos!