O sistema de educação Corporativa é um conjunto de ações de caráter estratégico das empresas para a formação contínua do seus principais atores (não só seus colaboradores, mas fornecedores e até clientes).
Conforme Eboli (2004), a implantação de um sistema de educação corporativa deve seguir 7 princípios, quais sejam:
1. Competitividade Valoriza a educação como forma de desenvolver o capital intelectual dos colaboradores, transformando-os em fator de vantagem competitiva diante dos concorrentes, ampliando assim sua capacidade de competir. Significa buscar continuamente elevar o patamar de competitividade empresarial por meio da instalação, desenvolvimento e consolidação das competências críticas empresarias e humanas.
2. Perpetuidade Entende a educação não apenas como um processo de desenvolvimento e realização do potencial existente em cada colaborador, mas também como um processo de transmissão da herança cultural, a fim de perpetuar a existência da empresa.
3. Conectividade Privilegia a construção social do conhecimento, estabelecendo conexões e intensificando a comunicação e a interação. Objetiva ampliar a quantidade e qualidade da rede de relacionamentos com o público interno e externo.
4. Disponibilidade Busca oferecer e disponibilizar atividades e recursos educacionais de fácil acesso e uso, fazendo com que a aprendizagem possa ocorrer a qualquer hora e em qualquer lugar.
5. Cidadania Estimula o exercício da cidadania individual e corporativa, formando atores sociais capazes de refletir criticamente sobre a realidade organizacional, de construí-la e modificá-la e de atuar pautados por posturas éticas e socialmente responsáveis.
6. Parceria Estabelece parcerias internas com líderes e gestores e parcerias externas com instituições educacionais a fim de desenvolver continuamente as competências dos colaboradores.
7. Sustentabilidade Busca ser um centro gerador de resultados para a empresa, procurando sempre agregar valor ao negócio. Pode significar também a busca de fontes alternativas de recursos que permitam um orçamento próprio e auto sustentável.
No material que tenho da Professora Marisa Eboli, de 2020, o sétimo princípio é o da Efetividade:
"O sétimo e último princípio é o princípio da efetividade, cuja essência é gerar os resultados esperados para cumprir o princípio da competitividade e, assim, gerar resultados aos negócios.
Suas principais práticas são:
• Implantar sistemas de mensuração dos resultados obtidos com as soluções de aprendizagem.
• Criar mecanismos que favoreçam a autossustentabilidade financeira do SEC."