SóProvas


ID
553849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação às políticas de saúde, julgue os próximos itens.

O processo de planejamento e orçamento do SUS é descendente, do nível federal até o local, ouvidos os órgãos deliberativos; na proposta de orçamento, devem ser compatibilizadas as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    SUS - Lei 8080 - Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde-SUS será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.
  • Cespe sendo FCC... Lei por lei...

  • O que está previsto na Lei 8080 não é um processo descendente, do nível federal até o local e sim ascendente, do nível local até o federal, 


  • Para comentar a questão utilizaremos como base a Lei n. 8.080/1990 que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS). Esta Lei, em seu Art. 36, informa que o processo de planejamento e orçamento do SUS, será ascendente, partindo do nível local até o federal, ouvidos seus órgão deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União. O planejamento ascendente prevê a articulação entre as diretrizes, objetivos e metas definidas em cada esfera de governo, a partir das necessidades locais. A lógica de ascendência do planejamento e orçamento no SUS para a elaboração dos planos de saúde, estabelecido entre os governos municipais e estaduais e a gestão federal, devem estar contempladas nas respectivas propostas orçamentárias. O caráter ascendente do planejamento e orçamento do SUS busca garantir a participação popular e o controle social. Por isso, a assertiva está incorreta.


    RESPOSTA: ERRADO