-
I. O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança deve considerar o número total de empregados do estabelecimento. (Correta)
II. As empresas devem possuir médicos para a constituição dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. (Errada)
Não é obrigatório médico do trabalho em todas as empresas, apenas naquelas que exigem devido ao número de funcionários e grau de risco específico.
III. As soluções corretivas e preventivas para a melhoria da segurança do trabalho devem ser conduzidas pela CIPA. (Errada)
A NR 5 nas atribuições da CIPA não menciona atividades corretivas, apenas as preventivas.
LETRA A
-
O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança deve considerar o número total de empregados do estabelecimento e o GRAU DE RISCO. Não se pode dimensionar o SESMT sem saber o grau de risco, portanto essa informação deveria estar presente.
Para mim, afirmação I FALSA.
-
A afirmativa I está incompleta. Para algumas bancas isto representa FALSO.
-
Jovens, entendam a interpretar. Existem duas variáveis para dimensionar o SESMT, i.e., número de trabalhadores e grau de risco da atividade. No item I, ele está mencionando uma das variáveis. Nenhum momento foi dito que era somente o número de trabalhadores usado para dimensionar.
-
II. As empresas devem possuir médicos para a constituição dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. (Errada)
As empresas devem possuir Médicos do Trabalho, não é qualquer médico, apenas os com especialização em medicina do trabalho, assim como no os engenheiros, não é qualquer engenharia, apenas as de Segurança do Trabalho.
Por isso vejo que é errada
-
Tanto a alternativa A quanto a B são parcialmente corretas, pois ocultam parte da informação. Sendo assim, ambas podem ser consideradas corretas.