A Diretriz Brasileira de Terapia Nutricional no Paciente Grave foi elaborada de forma a apresentar perguntas específicas, cada uma com seu nível de evidência e respostas objetivas.
A terapia nutricional (TN) vem ganhando importância na atenção ao paciente crítico. A necessidade de implementar a TN de forma precoce, pincipalmente em pacientes em risco nutricional, assim como estudos demonstrando o efeito da perda de massa magra no desfecho de pacientes críticos são exemplos do cuidado essencial com a nutrição em unidades de terapia intensiva.
Segundo a Diretriz, a TN com dieta hipocalórica e hiperproteica é a estratégia mais adequada, com objetivo de preservar massa magra, mobilizar estoques de gordura e minimizar efeitos metabólicos do overfeeding (oferta calórica excessiva).
Pacientes obesos críticos são mais susceptíveis a complicações associadas ao overfeeding, como hiperglicemia, esteatose hepática e resistência à insulina. Nesse sentido, o objetivo da dieta hipercalórica e hiperproteica é minimizar estas complicações e favorecer um anabolismo adequado, preservando a massa magra.
Portanto, a resposta correta é a LETRA D.
Gabarito do Professor: LETRA D